Filosofia e educação empráticas poéticas desobedientes no obedienceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023050

Palavras-chave:

filosofia e educação, sociedade de controle, práticas poéticas desobedientes, [Des]obediência, educação transgressora

Resumo

Este artigo discute o conceito de [des]obediência a partir da relação da filosofia e da educação em práticas poéticas desobedientes em cursos de graduação em Artes. O objetivo é tratar da possibilidade de se propor um modo mais performático de se discutir e praticar filosofia a partir de abordagens artísticasque podem ser encaradas como transgressoras a fim de escapar da sociedade de controle sutil contemporânea a partir de presenças de corpos e práticas comuns. Na primeira seção do texto, mostramos como o conceito de [des]obediência aparece em diferentes autores(as), mostramos a relação de abordagens filosóficas e poéticas acerca das formas de vida desobedientes e expomos como a arte contemporânea oferece subsídios para tal. Já na segunda seção, propomos uma análise imagética crítica e descritiva de registros em foto de atividades de extensão promovidas em uma universidade, conectando-as à noção de ensino transgressor e apresentando modos de pôr em prática formas de vida desobedientes via atividades especulativas e poéticas que convergem à formação de comuns.

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Biografia do Autor

Leonardo Marques Kussler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pós-doutor pela mesma instituição, 2019-2020. Pesquisador visitante FAPEPI/CNPq PDCTR na Universidade Federal do Piauí (UFPI), 2019-2021. Atualmente, atua como pós-doutorando nos cursos de Graduação da UERGS unidade Montenegro e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Carmen Lúcia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na Graduação em Artes Visuais - licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (UERGS) e compõe o Núcleo Educativo MARGS-UERGS.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

KUSSLER, Leonardo Marques; CAPRA, Carmen Lúcia. Filosofia e educação empráticas poéticas desobedientes no obedienceno. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 050–074, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23891. Acesso em: 27 abr. 2024.