A docência em artes visuais como terreno autobiográfico: espaços de criação e pensamento no estágio curricular supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267812022044

Palavras-chave:

autobiografia, docência nômade, estágio curricular supervisionado, formação inicial em artes visuais

Resumo

Desde um posicionamento autonarrativo, este texto propõe-se a lançar algumas ideias sobre o terreno da formação docente, tomando como recorte a etapa formativa do Estágio Curricular Supervisionado. Para a construção deste pensamento, são trazidas as perspectivas da autobiografia e a noção de docência nômade (NUNES 2019; 2020) como eixos que sustentam um modo de conceber, criar e posicionar-se no contexto da educação das artes visuais. Não obstante, estabelece-se uma conversação com autoras como Mosé (2018); Rodrigues (2017), entre outros, que contribuem para adensar tais reflexões.

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Biografia do Autor

Aline Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes da UFRGS.
Doutora em Arte e Cultura Visual pelo PPGACV/FAV/UFG, com estágio doutoral da
Facultad de Bellas Artes da Universidad de Barcelona. Mestre em Educação pelo
PPGE/CE/UFSM. Bacharela e licenciada em Artes Visuais – Desenho e Plástica, pela
UFSM. Contato: Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7675-658X email: ameline.
n24@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9068022432974886

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

NUNES, Aline. A docência em artes visuais como terreno autobiográfico: espaços de criação e pensamento no estágio curricular supervisionado. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 044–054, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21796. Acesso em: 21 nov. 2024.