Matisse, "The Moroccans": vendo por si mesmo

Autores

  • Barbara Ellmann MoMA

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021365

Palavras-chave:

Museus, Abstração, Artista do Ensino, Matisse

Resumo

Um pintor e artista autônomo de Nova York descreve uma experiência ao visitar a pintura de Matisse "Os Marroquinos" no Museu de Arte Moderna com um grupo de jovens e suas famílias. Ela descreve seus métodos de educação estética, que incluem encorajar os visitantes do museu a se envolverem profundamente com as obras de arte, observando, fazendo perguntas e participando de discussões em grupo. Quando as conclusões dos visitantes sobre "Os marroquinos" se revelam conflitantes com o texto da parede do museu, eles questionam no que deveriam acreditar - em seus próprios olhos ou na interpretação oficial do museu sobre esta obra abstrata. Conectando essa experiência à escrita de John Dewey sobre o propósito da arte e o poder do observador para ativar um objeto de arte, o autor reflete sobre o papel dos museus e as prioridades às vezes conflitantes de engajamento público e autoridade acadêmica.

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Referências

Cowart et al. Matisse in Morocco: The Paintings and Drawings, 1912-1913. First Edition. Washington, DC: National Gallery of Art, 1990.

Higgins. Matisse’s Search For Light Illuminated by MoMA Show. The Morning Call. 22 July, 1990. Available at: https://www.mcall.com/news/mc-xpm-1990-07-22-2761061-story.html. Accessed in 18 July 2021.

Richard. ‘Matisse in Morocco’ Dreaming in Color. The Washington Post. 18 March, 1990. Available at: https://www.washingtonpost.com/archive/lifestyle/style/1990/03/18/matisse-in-morocco-dreaming-in-color/4a58a6b5-8eff-4e61-a80c-3161c629389a/. Accessed in 18 July, 2021.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

ELLMANN, Barbara. Matisse, "The Moroccans": vendo por si mesmo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021365. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20708. Acesso em: 22 dez. 2024.