Entre sombras projetadas, telas móveis e sombristas: novos horizontes para a imagem cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240205

Palavras-chave:

Dispositivos lumino-cinéticos; Dramaturgia; Sombrista; Teatro de Animação; Teatro de Sombras Contemporâneo.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a utilização de telas e outros suportes de projeção móveis para a criação de dispositivos “lumino-cínéticos” capazes de gerar transformações no espaço cênico e de atribuir novos sentidos para a dramaturgia visual. As ideias centrais giram em torno da relação entre a atuação do ator sombrista contemporâneo e esses dispositivos, que incluem os objetos, a cenografia, a luz e a sombra, o espaço e a criação de um universo poético e simbólico por meio da animação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Balardim Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA). Atuou como diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, entre 1991 e 2016. Foi Presidente da AGTB - Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Cênicas, Comunicação, Programas Televisivos e Teatro de Animação.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. (2ª. ed.). Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2008.

CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Editora Arcadia, 1964.

FÉRAL, Josette. Avant-propos: Quand l’écran et l’acteur font corps. In: FÉRAL, Josette (dir.). L’acteur face aux écrans: Corps em scène. Paris: Éditions L’Entretemps, 2018, p. 13-8.

MAETERLINK, Maurice. Menus Propos. In: PLASSARD, Didier. Les mains de Lumières: Anthologie des écrits sur l’art de la marionnette. Charleville-Mézières: IIM, 2004, p. 196-201.

MATURANA, Carmen Luz. Teatro de Sombras: Asia-Europa-Chile. Santiago de Chile: Ediciones Equilibrio Precario, 2009.

MONTECCHI, Fabrizio. Más allá de la pantalla: hacia uma identidade en el teatro de sombras contemporáneo. Traducción de María Teresa D’Meza y Rodrigo Molina-Zavalía. San Martín: UNSAM EDITA, 2016.

SCHOHN. Roland. Les écrans de mes nuits blanches... In: DAMIANAKOS, Stathis (dir.). Théâtres d’ombres: Tradition et Modernité. Paris: Editions L’Harmattan / IIM, 1986, p. 261-3.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

BORGES, Paulo César Balardim. Entre sombras projetadas, telas móveis e sombristas: novos horizontes para a imagem cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/26343. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: SOMBRA EM FOCO: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho de cena