O uso de fones de ouvido no teatro verbatim: dupla mediação, mímesis sonora e escuta política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020420220206

Palavras-chave:

Teatro Verbatim, fone de ouvido, teatro documentário, dupla mediação, mímesis sonora

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os aspectos políticos e procedimentos técnicos e poéticos do uso de fones de ouvido no teatro verbatim. Primeiramente, são traçadas as origens, o desenvolvimento e procedimentos do teatro verbatim, com raízes no teatro documentário e influências dos documentários radiofônicos. Em seguida, é apresentada a vertente do teatro verbatim na qual artistas realizam a mímesis sonora em tempo real de depoimentos escutados por meio de fones de ouvido em cena, em uma dupla mediação de vozes previamente gravadas. Na sequência, são apresentadas diferentes formas de encenação e atuação, e seus desdobramentos nos espetáculos verbatim de fones. Ao final, é proposta uma reflexão sobre o verbatim de fones enquanto metaescuta, a partir de aspectos éticos, dos graus de manipulação dos registros documentais empregados, e em relação aos meios de comunicação.

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Biografia do Autor

Renato Martins Navarro, Universidade de São Paulo

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005), formado Técnico de Áudio pelo IAV - Instituto de Áudio e Vídeo (2009) e formado Sonoplasta pela SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco (2013). Trabalha como compositor e sound designer para teatro, cinema e TV. Compôs para séries do Canal Brasil produzidas por Luiz Carlos Lacerda, e para cinema, incluindo o filme Virgens, vencedor de melhor curta-metragem do festival LABRFF de Los Angeles. No teatro, trabalhou como compositor e sound designer de espetáculos para as companhias Sutil Cia. de Teatro, Teatro de Narradores, Desvio Coletivo, entre outros. Trabalhou de 2015 a 2018 na SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco como técnico de áudio do estúdio de som e artista formador do curso regular de Sonoplastia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

NAVARRO, Renato Martins. O uso de fones de ouvido no teatro verbatim: dupla mediação, mímesis sonora e escuta política: . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–47, 2022. DOI: 10.5965/27644669020420220206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22805. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas