DIVERSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA CULTURA DO MILHO APÓS USO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DE COBERTURA DE SOLO

Autores

  • Tatiana Benedetti
  • Zaida Inês Antoniolli
  • Ecila Maria Nunes Giracca
  • Ricardo Bemfica Steffen

Palavras-chave:

fungos micorrízicos arbusculares, diversidade, milho, plantas de cobertura do solo.

Resumo

A diversidade de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) pode ter grande potencial para o favorecimento no crescimento vegetal e interação com outras comunidades fúngicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de plantas de coberturas sobre FMAs durante e após o cultivo com milho. Foram coletadas amostras de solo no Experimento sobre Plantas de Cobertura, na área Experimental do Departamento de Solos-UFSM/RS. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que o feijão de porco favoreceu a esporulação dos FMAs durante e após a cultura do milho, enquanto que para as demais espécies de plantas de cobertura do solo o aumento da população de esporos de FMAs ocorreu após o cultivo do milho. Os gêneros presentes foram Acaulospora, Glomus e Scutellospora. A maior diversidade de FMAs ocorreu nas áreas com pousio, Crotalaria juncea e mucuna cinza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BENEDETTI, T.; ANTONIOLLI, Z. I.; GIRACCA, E. M. N.; STEFFEN, R. B. DIVERSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA CULTURA DO MILHO APÓS USO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DE COBERTURA DE SOLO. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 4, n. 1, p. 44-51, 2005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5397. Acesso em: 22 set. 2023.

Edição

Seção

Artigo Completo - Áreas Correlatas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)