Conhecimento local, modernização e o uso e manejo do solo: um estudo de etnopedologia no planalto sul catarinense
Palavras-chave:
desenvolvimento regional, etnopedologia, uso e manejo do solo.Resumo
A etnopedologia é a área que estuda o conhecimento que o povo tem acerca dos recursos do solo, levando em consideração os conhecimentos sobre a natureza e os valores da cultura e da tradição local. Tendo presente que o desenvolvimento rural não é somente uma questão de manejo dos solos, estudou-se os processos de desenvolvimento na região do Planalto Sul de Santa Catarina (PSSC), procurando relacionar o conhecimento das populações locais quanto ao uso e manejo do solo e seus efeitos sobre o desenvolvimento regional. As conclusões do trabalho foram que a aplicação do instrumental da etnopedologia é bastante útil a este tipo de estudo, revelando as bases antropológicas da utilização do solo; e ainda que há muito preconceito e falta de entendimento sobre a lógica própria da população serrana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEREIRA, João Antonio; FERT NETO, João; CIPRANDI, Olivio; DIAS, Cleimon Eduardo do Amaral. Conhecimento local, modernização e o uso e manejo do solo: um estudo de etnopedologia no planalto sul catarinense. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 5, n. 2, p. 140–148, 2006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5389. Acesso em: 28 set. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Áreas Correlatas
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.