Alteração em características químicas de um solo ácido pela aplicação de calcário e resíduos de reciclagem de papel
Palavras-chave:
correção do solo, metais pesados, ambiente, lodo ETE.Resumo
O processo de reciclagem de papel gera resíduos que são geralmente depositados em aterros. No entanto, esses resíduos apresentam constituintes que podem atuar como corretivos da acidez do solo e como fonte de nutrientes, principalmente o cálcio. Por outro lado, nesses resíduos também há presença de metais pesados, que podem causar impacto ambiental negativo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de doses de calcário dolomítico e de dois tipos de resíduo de indústria que recicla papel sobre o pHágua; pHSMP; teores de P, K, M.O., Al, Ca, Mg, Al+H; CTC; saturação por bases e por Al; relação Ca/Mg; e teores de S, Zn, Cu, B, Mn, Fe, Hg, Pb, Ni, Cd e Cr. O calcário e os resíduos de reciclagem de papel corrigiram a acidez do solo, bem como alteraram significativamente outras características químicas. Os teores de K no solo foram reduzidos pela aplicação dos resíduos. A aplicação de resíduos de reciclagem de papel não aumentou os teores de metais pesados no solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BALBINOT JUNIOR, Alvadi Antonio; TÔRRES, André Nunes Loula; FONSECA, José Alfredo da; TEIXEIRA, João Ribeiro; NEVES, Cristiano Nunes. Alteração em características químicas de um solo ácido pela aplicação de calcário e resíduos de reciclagem de papel. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 5, n. 1, p. 16–25, 2006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5375. Acesso em: 27 set. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.