Atributos químicos de um Latossolo espacialmente relacionados com a produtividade e componentes de produção do feijão em Selvíria (MS)
Palavras-chave:
Phaeseolus vulgaris L., Geoestatística, Agricultura de precisão, Cultivo mínimo.Resumo
O feijão-comum (Phaeseolus vulgaris L.) destaca-se nos hábitos alimentares dos países latino-americanos por possuir grande importância na dieta nutricional no provimento de proteínas, ferro e carboidratos, sendo o Brasil o maior produtor mundial deste legume. Na safra agrícola 2006/2007, no município de Selvíria, MS, localizado no Cerrado Brasileiro, foi avaliada a variabilidade espacial do feijoeiro, em função dos atributos químicos de um Latossolo Vermelho distroférrico pelo sistema de cultivo mínimo, irrigado com pivô central. Objetivou-se selecionar, entre os atributos do solo pesquisado, aquele com a melhor correlação, linear e espacial, para explicar a variabilidade da produtividade do feijoeiro. Foi instalada uma malha geoestatística para a coleta de dados do solo e das plantas, com 117 pontos amostrais, em uma área de 2.025 m2 com declive homogêneo de 0,055 m m-1. A produtividade de grãos de feijão (PRG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por vagem (NGV), número de grãos por planta (NGP) e massa de cem grãos (MCG), representaram os atributos da planta, enquanto que P, MO e pH, representaram os atributos químicos solo coletados em três profundidades (0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,30 m). A média produtividade de grãos do feijoeiro foi consequência de uma menor população de plantas que esse sistema proporcionou, o que pode ter sido causado pela diminuição do conteúdo de matéria orgânica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MONTANARI, Rafael; RODRIGUES, Gleice Gomes; CARVALHO, Morel de Passos e; DALCHIAVON, Flávio Carlos; MACHADO, Flávia Cristina; GONZALEZ, Antonio Paz. Atributos químicos de um Latossolo espacialmente relacionados com a produtividade e componentes de produção do feijão em Selvíria (MS). Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 12, n. 3, p. 271–281, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5223. Acesso em: 26 set. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.