Caracterização morfológica do fruto, semente, fases da germinação e plântula de Ocotea paranaensis
DOI:
https://doi.org/10.5965/223811711522016103Palavras-chave:
Lauraceae, espécie florestal nativa, morfologia vegetal.Resumo
Ocotea paranaensis é uma espécie de baixa frequência na Mata Atlântica com registros de ocorrência apenas no estado do Paraná. Assim, este trabalho teve como objetivo descrever e ilustrar a morfologia de fruto e semente, fases da germinação e plântula de Ocotea paranaensis. Os frutos foram coletados em cinco matrizes no Parque Estadual das Lauráceas, Adrianópolis, PR. Para a descrição e ilustração do fruto e da semente foram analisadas 50 amostras. Para acompanhar as fases da germinação e o desenvolvimento da plântula, cinco repetições de 10 sementes foram colocadas em substrato vermiculita e postas em germinador Biomatic, a 30 ºC. O fruto é do tipo drupa, indeiscente, verde-claro a preto, epicarpo fino, glabro, liso, brilhante, mesocarpo carnoso, bastante espesso e endocarpo liso, coriáceo. A semente é exalbuminosa, globosa, tegumento liso, membranáceo, coloração castanho. O embrião é axial, plano-convexo, de coloração rosada. A germinação iniciou-se no 8º dia se estendendo até o 60º dia após a instalação do teste, sendo a plântula hipógea, criptocotiledonar, epicótilo cilíndrico com catáfilos verde-claro e protofilos simples, alternos, ápice agudo, base cuneada e coloração verde-claro. Os aspectos descritos e ilustrados mostraram-se confiáveis para a identificação da espécie em viveiros e em estudos de regeneração natural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-15
Como Citar
PAULA, S. R. P. de; NOGUEIRA, A. C.; ANGELO, A. C. Caracterização morfológica do fruto, semente, fases da germinação e plântula de Ocotea paranaensis. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 15, n. 2, p. 103-108, 2016. DOI: 10.5965/223811711522016103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711522016103. Acesso em: 21 set. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.