Contato Improvisação como uma Arte de viver [parte 2]
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102292017177Resumo
A presente tradução é a continuação de uma tradução já publicada na revista Urdimento, v.1, n.28, p. 302-322, Julho 2017, relativa a uma parte do doutorado Contato Improvisação como Arte de viver, de Jörg Schmid da Universidade Philipps de Marburgo. Essa “[parte 2]” foca nos desenvolvimentos e diferentes formas de manifestação do Contato Improvisação (CI) após a primeira geração de dançarinos, trazendo a influência de outras práticas corporais, bem como o subsequente processo de profissionalização. Começaram, portanto, a surgir questões relativas a: criação de uma comunidade internacional com fóruns abertos; organização de festivais e encontros internacionais; desenvolvimento de plataformas onlines que conseguissem agregar a comunidade sem criar estruturas de poder muito centralizadoras e verticais; estruturação de laboratórios e de jams; discussões de temas recorrentes como os riscos da sexualização, a vivência do fluxo [Flow-Erleben], a atenção plena [Achtsamkeit] etc. Essa tradução pretende continuar contribuindo para o cenário da dança e dos estudos performáticos, mostrando a importância do CI como uma crescente e mundialmente disseminada forma de dança contemporânea e pesquisa de movimento corporal, ainda pouco estudada no Brasil.
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