Brasil em Jogo: Futebol, arte e política em campo

Autores

  • Paloma Bianchi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Milene Lopes Duenha Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Cassiana dos Reis Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Everton Lampe de Araujo Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017049

Resumo

Um país partido, e duas grandes torcidas sofrem as consequências de jogadas desastrosas. Esse é o cenário político brasileiro em que se desenvolve Brasil em Jogo, um trabalho do coletivo Mapas e Hipertextos, que se apropria da estrutura do jogo de futebol para questionar modos de fazer/pensar arte e política. Neste artigo se discutem alguns aspectos do processo de criação de Brasil em Jogo tratando de seus impulsos – vinculados aos acontecimentos na política representativa brasileira –, seus meios de desenvolvimento – explorando características do teatro e da performance – e suas reverberações no ato relacional na cidade de Florianópolis-SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Bianchi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Bailarina, professora e pesquisadora. Graduada em Comunicação das artes do corpo com especialização em performance. Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.  Doutoranda em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC

Milene Lopes Duenha, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Atriz, bailarina e performer, possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina/PR e pós-graduação em Artes visuais / Arte - educação pela mesma universidade. É meste em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e atualmente realiza uma pesquisa de doutorado nesse mesmo programa de pós-graduação em Teatro. 

Cassiana dos Reis Lopes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

atriz, performer e cientista social. Possui bacharelado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e é licenciada e bacharelada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Everton Lampe de Araujo, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ator, bailarino e performer. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

 

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

BIANCHI, Paloma; DUENHA, Milene Lopes; LOPES, Cassiana dos Reis; DE ARAUJO, Everton Lampe. Brasil em Jogo: Futebol, arte e política em campo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 049–064, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017049. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos