Contra Augusto

Mário Fernando Bolognesi

Resumo


RESUMO

O palhaço Biribinha, do Teatro Biriba, encenou o esquete Que Bicho é Esse? O palhaço iniciou a cena apresentando um perfil tolo e terminou-a demonstrando plena inteligência. Essa transição entre extremos aproximou a personagem de um tipo específico de palhaço: o Contra-Augusto, consolidado na história do circo europeu pelo Trio Fratellini. No Brasil, desde o final do século XIX, os palhaços apresentaram características múltiplas em que prevaleceu o hibridismo de tipos, gêneros cênicos e performances variadas. Com isso, eles não se aprisionaram às características de tolo e ingênuo do Augusto, nem à arrogância e à "inteligência" dos Clowns Brancos. 

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101202013087



Direitos autorais 2018



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.