FORMAÇÃO DE ESPECTADORES TEATRAIS: UM EXPERIMENTO NA ESCOLA

Alexandre Gandolfi Neto

Resumo


Este dossiê apresenta um relato do resultado de uma prática pedagógica de ensino do teatro com ênfase na recepção de espetáculos no contexto escolar desenvolvida em decorrência de pesquisa acadêmica no Mestrado Profissional em Artes. A aplicação da pesquisa aconteceu em 2015, com alunos de ensino médio do Instituto Estadual de Educação na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. A pesquisa buscou trazer alternativas de abordagem da recepção teatral na escola para fomentar a formação de espectadores teatrais. A proposta pedagógica buscou relacionar dois tipos de experimentos: Formação de Espectadores e Formação de Público, de forma a verificar se os procedimentos extra-espetaculares adotados no experimento de formação de espectadores contribuem para apurar a recepção dos alunos espectadores sobre os espetáculos, fomentando o prazer pela experiência estética.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984724617172017059