Fashion Branding: uma relação emocional com o consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04082011007Resumo
Este artigo objetiva apresentar as bases que defendam a necessidade de Branding de Moda. Através de uma revisão das origens das decisões do consumidor, orientadas pelas marcas e as ligações emocionais que elas criam com o consumidor, chega-se a uma alternativa aos meios tradicionais de comunicação através de Branding. Empresas de moda devem abandonar a visão tradicional de consolidar a marca através da mera sistematização uma linguagem visual e se preocupar em criar discursos, posturas e elementos materiais.
Downloads
Referências
AAKER, David A; JOACHIMSTHALER, Erich. Como Construir Marcas Líderes. Porto Alegre: Bookman, 2007.
AAKER, David A; JOACHIMSTHALER, Erich. Building Brands without Mass Media. Harvard Business Review on Brand Management. Boston: Harvard Business School Press, 1997.
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity – gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
ARIELY, Dan. Previsivelmente Irracional: as forças ocultas que formam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008
BEDBURY, Scott. O novo mundo das marcas: 8 princípios para a sua marca conquistar a liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BRANDT, M; JOHNSON, G. PowerBranding. San Francisco: International Data Group, 1997.
CARAYANNIS, E.G., GONZALEZ, E. & WETTER, J. The Nature and Dynamics of Discontinuous and Disruptive Innovations from Learning and Knowledge Management Perspective, The International Handbook on Innovation, (pp. 115 – 138). Oxford: Elsevier Science, 2003.
CARVALHO, José Eduardo. Neuroeconomia Ensaio sobre a Sociobiologia do Comportamento. Lisboa: Edições Silabo, 2009.
CAVACO, Nanci Azevedo. Consumismo é coisa da sua cabeça: o poder do neuromarketing. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2010
CENTRO DE DESIGN PORTUGUÊS. Manual de Gestão do Design. Porto: DZ Centro de Diseño. Portugal, 1997.
CHEVALIER, Michel; MAZZALOVO, Gérald. Pró Logo. Marcas como Fator de Progresso. Tradução: Roberto Galman. São Paulo: Panda Books, 2007.
COATES, J. F. Innovation in the Future of Engineering Design. Technological Forecasting and Social Change, 64 (2-3) 2000.
Collins English Dictionary: Complete & Unabridged 10th Edition. HarperCollins Publishers. http://dictionary.reference.com (accessed: June 17, 2011).
COSTA, J. Diseño, Comunicación y Cultura. Madrid: Los libros de Fundesco, 1994.
DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. 25ª ed. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2009.
DASGUPTA, S. Innovation in the Social Sciences: Herbert A. Simon and the Birth of a Research Tradition. In Larisa V. Shavinina (Ed.), The International Handbook on Innovation, (pp. 458-470). Oxford: Elsevier Science, 2003.
FULLER, R. B. Critical Path. New York: St. Martin‟s Press, 1981.
GIMENO, José M. Iváñez. La Gestión Del Diseño en La Empresa. España: Mc Graw Hill, 2000.
GOBÉ, Marc. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
HARGADON, A. & SUTTON, R. I. Technology Brokering and Innovation in a Product Development Firm, Managing Strategic Innovation and Change: a collection of readings. Oxford: Oxford University Press, 2004.
KAPFERER, Jean-Noël. Marcas à prova prática: Aprendendo com os erros. trad. Carolina Huang. Porto Alegre: Bookman, 2003.
KAPFERER, Jean-Noël. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.
KELLER, Kevin L. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip e KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LINDSTROM, Martin. A Lógica do Consumo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MARTINS, José R. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Negócio, 2006
MARTINS, José R. A natureza emocional da marca: como escolher a imagem que fortalece a sua marca. São Paulo: Negócio Editora, 1999.
MINOZZO, Leonardo. Brand DNA de Estúdio Criativo: A importância para o resultado Qualificação de Mestrado PosDesign UFSC. Florianópolis, 2011.
MOLLERUP, Per. Marks of excellence: the history and taxonomy of trademarks. London: Phaidon, 2003.
PERASSI, Richard. A Visualidade das Marcas Institucionais e Comerciais como Campo de Significação. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
POLO, Claudia. Luxury Brand e Design Gráfico: Dior um estudo de caso. In: Seminário de Branding e Design Gráfico, 1., 2008, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em <http://www.logo.ufsc.br/sbdg>. Acesso em: 27 out 2008.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. The future of competition: Co-creating unique value with costumers. – Massachusetts: Harvard Business School Press, 2004.
PRAHALAD, C.K. e KRISHMAN, M.S. A nova era da inovação: impulsionando a cocriação de valor ao longo das redes globais; tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PRESS, Mike & COOPER, Rachel. El Diseño com Experiência: El papel del diseño y los diseñadores en el siglo XXI. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.
PUNSET, Eduardo. A alma está no cérebro: Uma radiografia da máquina de pensar. 2ª ed. Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2008.
RIES, AL., TROUT, J. Posicionamento: a Batalha por sua Mente. São Paulo: Makron Books, 2009.
ROBERTS, Kevin Lovemarks: o Futuro Além das Marcas. São Paulo: M. Books, 2005.
SOLOMON, Michael R. Os Segredos da Mente do Consumidor: “Saiba como eles decidem fazer compras”.V. N. Famalicão: Centro Atlântico, 2009.
STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.
THOMAS, Dana. Deluxe: Como o luxo perdeu o brilho./ Dana Thomas; tradução Ana Gibson. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
TROIANO, Jaime. As marcas no divã: uma análise de consumidores e criadores de valor. São Paulo: Globo, 2009.
TYBOUT, Alice M. e CALKINS, Tim. Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas. São Paulo: Atlas, 2006
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 2. ed Porto Alegre: Bookman, 2008.
ZALTMAN, Gerald. Afinal, o que os clientes querem? O que os consumidores não contam e os concorrentes não sabem. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Luiz Salomão Ribas Gomez, Magali Olhats, Claudia Pólo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.