Os olhos tristes da casa, os olhos meigos do boi: Uma leitura de quatro obras do modernismo brasileiro pertencentes ao acervo do MASC
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016053Resumo
O artigo pretende realizar uma reflexão sobre o modernismo brasileiro, ancorada na leitura de quatro gravuras pertencentes ao Museu de Arte de Santa Catarina: duas de Tarsila do Amaral, uma de Mund Júnior e uma de Domingos Fossari. As quatro obras apresentam elementos que nos permitem questionar as relações entre a ideia de progresso e modernização em contraponto com a manutenção de tradições do passado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.