Butterfly e a dramaturgia do movimento: da figura à transfiguração do corpo - construindo Kate Sherman

Autores

  • Milton de Andrade Leal Junior Udesc
  • Barbara Biscaro Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312902042007098

Palavras-chave:

corpo, dramaturgia, grotesco, personagem, dança

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-prática que discute as relações entre os procedimentos técnicos do treinamento do ator e a construção de novas abordagens dramatúrgicas nas artes cênicas. A noção de um espaço dramatúrgico que deve ser edificado revela-se como um terreno fértil para o jogo e para a criação do movimento e define a busca de significação e construções simbólicas em sala de trabalho e sua aderência no campo da pesquisa teórica e dramatúrgica. A partir da contextualização temática, passa-se a tratar do processo de composição da personagem Kate Sherman para o espetáculo “Butterfly”, resultado prático desta pesquisa, descrevendo procedimentos utilizados e relacionando-os com termos como o grotesco. A artista plástica norte-americana Cindy Sherman é citada, como uma das principais bases de inspiração e apropriação de procedimentos para a composição da personagem. Deste modo, compreende-se como o processo prático de construção do ator dialoga com pesquisas teóricas, criando um espaço de reflexão e compreensão dos materiais abordados no processo da pesquisa e da composição de uma dramaturgia pautada no movimento corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CRUZ, Amada. Movies, Monstrosities, and Masks: twenty years of Cindy Sherman. In. Cindy Shermana: Retrospective. New York: Thames & Hudson, 1997.

GREINER, Christine e KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia. In. O Corpo – pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anna Blume, 2005

KANDINSKY, Vassily. De lo espiritual en la arte. Barcelona: Barral Labor, 1972.

NASPOLINI, Marisa. Corpos em Ação: a construção da personagem na dança. In. Tubo de Ensaio - Experiências de Dança e Arte Contemporânea. Florianópolis: Ed. Do Autor, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SANCHEZ, José (ed). La Scena Moderna- manifiestos y textos sobre teatro de la época de vanguardias. Madri: Ediciones Akal, 1999.

SERVOS, Norbert. Entre a Alegria e a perfídia. In. Revista Bravo n. 39. São Paulo: Editora D

´Ávila, 2000.

SHERMAN, Cindy. The Making of Untitled. In: The Complete Untitled Film Stills. New York: The Museum of Modern Art, 2003.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

LEAL JUNIOR, Milton de Andrade; BISCARO, Barbara. Butterfly e a dramaturgia do movimento: da figura à transfiguração do corpo - construindo Kate Sherman. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 098–106, 2019. DOI: 10.5965/1808312902042007098. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)