A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019172

Palavras-chave:

Design, Tecnologia Digital, Formação crítica, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

A partir da Resolução CNE/CES nº 5, de 8 de março de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Design, faz-se neste artigo uma análise do documento sob a ótica de como o mesmo compreende o conceito de tecnologia, currículo e formação crítica no uso da tecnologia digital na expectativa de visualizar um futuro designer preparado para atuar no contexto contemporâneo. Os desafios requerem um profissional crítico capaz de perceber os problemas e desenhar soluções, envolvendo as qualidades da tecnologia digital para potencializar suas soluções projetuais. O estudo conclui que a tecnologia não tem uma ênfase explícita em sua abordagem na DCN, o que pode refletir diretamente no perfil de um profissional crítico ao uso das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Lumi Matuzawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Leticia Oliveira do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ANGÉLICO, Ana Maria Duarte; OLIVEIRA, Mirtes Cristina Marins de. O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade. Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 2, n. 7, p. 604-615, dez. 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/2629. Acesso em: 04 nov. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior.

Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 142, n. 50, p. 24-25, 15 mar. 2019.

COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: RioBook's, 2008.

FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, Ricardo T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. 3. ed. Brasília: Observatório do Movimento Pela Tecnologia Social na América Latina/centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010. cap. 1. p. 39-51.

FERNANDES, Josicélia Dumêt; XAVIER, Iara de Moraes; CERIBELLI, Maria Isabel Pedreira de Freitas; BIANCO, Maria Helena Cappo; MAEDA, Dirce; RODRIGUES, Michele V. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 443-449, dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2019.

FREITAS, Marcos Costa de. Heranças e desafios históricos do ensino de design gráfico no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2010.

HATADANI, Paula; ANDRADE, Raquel; SILVA, José. Um estudo de caso sobre o ensino do Design no Brasil: A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2010.

JANKEVICIUS, José Vitor; HUMEREZ, Dorisdaia Carvalho de. Conceitos Básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS) dos cursos de Graduação da Área de Saúde. Conselho Federal de Enfermagem. [S.l.], 25 nov. 2015. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Artigo-Conceitos-B%C3%A1sicos-das-Diretrizes-Curriculares-Nacionais-Dcns-dos-cursosd-Gradua%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%81rea-de-Sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 04 nov. 2019.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195. Acesso em: 04 nov. 2019.

LOPES, Wendell Evangelista Soares. Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/550. Acesso em: 04 nov. 2019.

MORAES, Dijon de. Design e complexidade. In: MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançado em Design. Belo Horizonte: ED-UEMG, 2008.

MORAES, Dijon de. Pós-graduação em design no Brasil: cenários e perspectivas. Estudos em Design. Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 01-12, 2014. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/116. Acesso em: 05 nov. 2019.

MOREIRA, Samantha Cidaley de Oliveira; SALES, Rosemary Bom Conselho; BARBOSA, Paula Glória; AGUILAR, Maria Teresa Paulino. Relações entre a educação para o futuro e o ensino do design na atualidade. In: SYSTEMS & DESIGN, 2016, València. Anais […]. València: Universitat Politècnica de València, 2016. p. 1-15. Disponível em: http://ocs.editorial.upv.es/index.php/IFDP/IFDP/paper/view/3362. Acesso em: 05 nov. 2019.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013. cap. 1. p. 16-35.

SILVA, Danilo Emmerson Nascimento. Reflexões e inquietudes sobre design: aspectos da linguagem e da pedagogia do Desenho Industrial. Projética, Londrina, v. 8, n. 1, p. 59-78, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/25915. Acesso em: 05 nov. 2019.

SILVEIRA, André Luis Marques da; BERTONI, Cristopher Faoro; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Premissas para o ensino superior do design. Design e Tecnologia, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 21-30, dez. 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/381. Acesso em: 05 nov. 2019.

Publicado

2019-12-02

Como Citar

MATUZAWA, Flavia Lumi; AMARAL, Ana Leticia Oliveira do; GONÇALVES, Berenice Santos; CERNY, Roseli Zen; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 172–184, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019172. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)