Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro

Juliana Riechel, Nathalie Soler, José Ronaldo Faleiro

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar como os pensamentos e princípios teatrais defendidos pelo diretor, autor e ator francês Jacques Copeau chegaram ao Brasil, através do também diretor e autor brasileiro Alfredo Mesquita. Este ansiava por uma renovação do ator e do teatro brasileiro. Para isso, funda, em São Paulo, a Escola de Arte Dramática que passa a ter como base os ensinamentos de Jacques Copeau, um dos grandes reformadores do Teatro Francês. Este, por sua vez, havia fundado em paris uma Escola para atores, o Vieux Colombier. Para a realização desta pesquisa foram lidos textos escritos por Copeau, muitos traduzidos pelo Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, e discussões sobre o trabalho da Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita e sua contribuição no moderno teatro brasileiro. Assim, foram levantados pontos de aproximação e afastamento entre Jacques Copeau e Alfredo Mesquita na prática das duas Escolas.


Palavras-chave


alfredo mesquita; jacques copeau; teatro brasileiro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312905072010092



Direitos autorais 2010 Juliana Riechel, Nathalie Soler, José Ronaldo Faleiro

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio