Os (entre) lugares da Arte na Educação Infantil

Marisete Machado Colbeich, Carolina Ramos Nunes

Resumo


Esse artigo propõe um momento de reflexão sobre o Ensino da Arte na Educação Infantil. Do ideal ao possível verifica-se um extenso percurso de fazeres e desafios. Apontamos um breve panorama de como o campo de conhecimento arte é entendido na Educação Infantil e para contraponto apresentam-se algumas praticas pedagógicas onde tangenciamos as linguagens artísticas. Propondo pensar em como a arte está colocada nesse entremeio de construção de conhecimentos neste tempo de ensino, o referencial teórico é pautado em autores que possibilitaram embasar nossa fala a fim de evidenciar a arte como um campo de conhecimento que contribui para as praticas pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 243p. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil). v.3.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: Acesso 15 setembro 2018.

BUORO,a.b. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte e na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

CUNHA, S. R. V. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, S. R. V. da (Org.). Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-36.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.); LINO, Dulcimarta Lemos ...[et al.] – As artes do universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende; Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993. IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEWEY, John. O ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria Felisminda de R. e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

HOLM. A. M. Baby - Art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou. 1970.

MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguargens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267532019057

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

 

 

revistaapotheke@gmail.com