Rastros de Luz, Traços de Ofício: bases para análise da documentação da iluminação cênica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0112Palavras-chave:
iluminação cênica, documentos técnico-artísticos, ofícios teatrais, história do espetáculo, arquivologiaResumo
O artigo apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de uma pesquisa sobre a documentação da iluminação cênica como expressão de saberes técnico-artísticos. Propõe uma abordagem arquivístico-artística a partir de entrevistas e coleta de documentos junto a profissionais do Brasil, Argentina e Itália. São delineados conceitos operacionais, critérios para estudo de tipologia documental e procedimentos metodológicos, além de reflexões iniciais sobre os significados atribuídos a esses materiais. A proposta contribui para o reconhecimento desses documentos como parte da história do espetáculo.
Downloads
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
CONARQ, Conselho Nacional de Arquivos. Glossário – Central Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE). Rio de Janeiro: Conarq, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/camaras-tecnicas-setoriais-inativas/camara-tecnica-de-documentos-eletronicos-ctde/2008_ctdeglossario_v4.pdf. Acesso em: 25 maio 2025.
DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2016 (e-book).
FONTANA, Fabiana Siqueira e SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. O teatro, os arquivos pessoais e os registros dos processos de criação. In: CAMPOS, José Francisco Guelfi. Arquivos pessoais: fronteiras. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP, 2020, p.421-445.
MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine. De um ‘passado audível’ a outro, um mesmo protocolo de escuta? Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 14, n. 4, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/144602. Acesso em: 25/05/2025.
MOREIRA, Carina Maria Guimarães; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. História, política e cena: questões de oralidade e história na pesquisa cênica. Encontro Regional Sudeste de História Oral: alteridades em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis, 12. Anais... Belo Horizonte: ABHO, 2017. Disponível em: http://sudeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1508074528_ARQUIVO_Texto_BeriloeCarina.pdf. Acesso em: 25/05/2025.
NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Os documentos da iluminação cênica e a pesquisa em história do espetáculo: o Vestido de noiva de 1943. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 49, p. 1–28, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24408. Acesso em: 25/05/2025.
NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Conhecimento e oralidade dos fazeres técnicos dos bastidores/coxias como dimensão extensionista nas artes cênicas: a proposta e o trabalho do Netoc/GPHPC/UFSJ. Reunião Científica da Abrace, 11, Anais..., 2025 (no prelo).
SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 2 ed. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2004.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.
ZAVADSKI, Carole. La singularité du travail – Métiers et competénces du spectacle vivant. Théâtre Public, Paris, n. 217, p. 49-53, juillet-septembre 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)