Visualidade e Espetáculo: abordagens e conexões históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0207

Palavras-chave:

visualidade, espetáculo, cultura visual, pensamento e imagens, visão

Resumo

Este artigo resultou da investigação de abordagens da visualidade, considerando gênese, referências e introdução ao conhecimento produzido neste contexto, considerando prováveis aproximações com o espetáculo. A investigação indicou conexões teóricas na Cultura Visual derivando para os Estudos Culturais que estão em curso na Inglaterra desde os anos 1950 e incorporou vários autores, desde Michael Baxandall até Nicholas Mirzoeff, passando por Hal Foster e Tom Mitchel. A pesquisa sugeriu que a noção de visualidade seja tratada nos pressupostos da pesquisa acadêmico-científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tudella, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Diretor, Designer e Professor-Pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística.

Referências

ALPERS, Svetlana. The Art of Describing: Dutch Art in the Seventeenth Century. Chicago: The University of Chicago Press,1983.

BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Reflections on Poetry. Meditations Philosophicae de Nonnullis and Poema Pertlnentibus. Trans. by Karl Aschenbrenner and William B. Holther. California: University of California Press, 1954.

BAXANDALL, Michael. Painting and Experience in Fifteenth Century Italy. Second edition. Oxford: Oxford University Press. 1988.

BENTHAM, Jeremy. The Panopticon Writings: Edited and introduced by Miron Bozovic. London: Verso, 1995.

CALVINO, I. Seis Propostas para o Próximo Milênio: Lições Americanas. 2ª. ed. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras. 1988.

CARLYLE, Thomas. On Heroes, Hero-Worship, and the Heroic in History. London: Longmans, James Fraser, 1841.

DAMASIO Antonio. Descartes’ Error: Emotion, Reason, and the Human Brain. New York: Penguin Books, 1994.

DIKOVITSKAYA, Margaret. The Study of the Visual after the Cultural Turn. Massachusetts: The MIT Press, 2005.

ELKINS, James. Visual Studies: A Skeptical Introduction. New York: Routledge 2003.

FALKENHAUSEN, Susanne von. Beyond the Mirror: Seeing in Art History and Visual Culture Studies. Translated by Nicholas Grindell. Verlag, Bielefeld, transcript, 2020.

FOSTER, Hal (Ed.). Vision and Visuality. Settle: Bay Press, 1988.

FOUCAULT, Michel. Surveiiler et Punir: Naissance de la Prison. Paris: Gallimard,1975.

GATTEGNO, Caleb. Towards a Visual Culture: Educating Through Television. New York: Educational Solutions Worldwide Inc.,1969.

MCLUHAN, Marshal. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill, 2013.

MIRZOEFF, Nicholas. The Right to Look: A Counterhistory of Visuality. Duham: Duke University Press. 2011.

MITCHELL, W. J. Thomas. Picture Theory: Essays in Verbal and Visual Representation, Chicago: The University of Chicago Press,1994.

MICHELL, W. J. Thomas. Interdisciplinarity and Visual Culture. New York, Art Bulletin, v. 77, n. 4, p.540–544, 1995.

PEREIRA, Vinícius Andrade. As Tecnologias de Comunicação como Gramáticas: Meio, Conteúdo e Mensagem na Obra de Marshal McLuhan. Revista Contracampo. Niterói, v. 10(11) duplo, p 7-20, 2004. Acesso em: 05 dez. 2022 DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i10/11.

RORTY, Richard. The Linguistic Turn: Essays in Philosophical Method. Chicago: The University of Chicago Press. 1992.

SCHROEDER, Jonathan; Stenport, Anna Westerstah; Szalczer, Eszter (Edited). August Strindberg and Visual Culture: The Emergence of Optical Modernity in Image, Text and Theatre. New York: Bloomsbury Publishing Inc., 2019.

SMITH, Marquard Visual, Studies, or The Ossification of Thought. Journal of Visual Culture, v. 4(2), p. 237-256, 2005. Acesso em: 03 jun. 2022. DOI: 10.1177/1470412905057350

SPOLIN, Viola. Improvisation for the Theater: A Handbook of Teaching and Directing Techniques. Illinois: Northwestern University Press, 1963.

STRINDBERG, A. Senhorita Júlia. Trad. Knut Bernstrom e Mario da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

TUDELLA, Eduardo. A Luz na Gênese do Espetáculo. Edufba, 2017.

WALKER, John A. e Chaplin, Sarah. Visual Culture: An Introduction. Manchester: Manchester University Press.1997.

WEBER, Bruce. Strindberg, Influenced by Freudian Sleep. New York Times, national edition, Section E, New York, 30 nov. 2000, p.1.

WILSON, Robert. Staging Strindberg’s A Dream Play: A Visual Essay. In: Schroeder, Jonathan; Stenport, Anna Westerstah; Szalczer, Eszter (Edited). August Strindberg and Visual Culture: The Emergence of Optical Modernity in Image, Text and Theatre. New York: Bloomsbury Publishing Inc, 2019, p. 117-134.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Translated by G. E. M. Anscombe. Oxford: Basil Blackwell. 1958.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

TUDELLA, Eduardo. Visualidade e Espetáculo: abordagens e conexões históricas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25155. Acesso em: 27 jul. 2024.