A práxis teatral e suas raízes visuais: Kane, Maeterlinck e o pós-dramático
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0203Palavras-chave:
praxis teatral, imagem, teatro pós-dramático, iluminação para o teatro, projetoResumo
Discute-se neste artigo prováveis raízes visuais para a praxis teatral. Observei derivações originadas no verbo grego théa, assim como no substantivo theatron, encontrados já na Grécia antiga. Partindo desse contexto, identifiquei elos teóricos com Hans-Thies Lehmann, Peter Szondi e Ewald Hackler. Foram incorporadas à argumentação duas obras da dramaturgia internacional escritas em épocas distintas, a saber: Les Aveugles (1890) e 4.48 Psychosis (2000), cujos autores são respectivamente, Maurice Maeterlinck (1862-1949) e Sarah Kane (1971-1999). Tal abordagem encontrou trechos que revelam aplicação consistente de imagens verbais no corpus dramatúrgico de cada uma dessas obras. Diante disso, sugiro atenção acadêmica para estudos sistematizados da praxis visual no teatro.
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