Circo da Democracia: de lonas abertas para a arte e a resistência!
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0502Palavras-chave:
Circo da Democracia, Golpe, Circo ZanchettiniResumo
Entrevista com o professor Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, dos Advogados pela Democracia, e com o professor Dr. Eduardo Faria Silva, representante do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Ambos lideraram a idealização e execução do Circo da Democracia, realizado em Curitiba, de 05 a 15 de agosto de 2016. Os mastros do Circo Zanchettini, trasladado em Circo da Democracia, foram fincados na Praça Santos Andrade e suas lonas foram escancaradas em defesa da democracia e contra o golpe a presidenta Dilma Rousseff. Durante 10 dias, o Circo da Democracia atuou e recebeu em seu picadeiro, dirigentes políticos, dentre eles a presidenta Dilma Rousseff, movimentos culturais, sindicais, estudantis, de mulheres, indígenas e do campo, protagonizando arte e resistência. Esperançosas na retomada das liberdades democráticas e com forças renovadas para seguirmos na luta, apresentamos a entrevista com os companheiros Carlos e Eduardo, realizada em janeiro de 2023.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. Claro enigma. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CIRCO da democracia. Circo unifica movimento em defesa da democracia, em Curitiba. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2016/07/15/circo-unifica-movimento-em-defesa-da-democracia-em-curitiba/ Acesso em: 26 jan. 2023.
COGGIOLA, Osvaldo. Impeachment, crise e golpe: o Brasil no palco da tormenta mundial. Disponível em:
https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/31/impeachment-crise-e-golpe-o-brasil-no-palco-da-tormenta-mundial/ Acesso em: 26 jan. 2023.
JARDIM, Afrânio Silva. O significado técnico da expressão “julgamento jurídico e político do impeachment” do Presidente da República. In: A resistência ao golpe de 2016. PRONER, Carol; CITTADINO, Gisele; TENENBAUM, Marcio; RAMOS FILHO, Wilson (org.). — Bauru: Canal 6, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)