Presença e ausência da representação na performance
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0207Palavras-chave:
Performatividade, Materialidade, Representação, Real, FiccionalResumo
A performatividade, a partir da materialidade da cena, tem a pretensão para furar o semblante do dito “teatral” e promulga uma fuga do signo, do semântico, da ficção; mas nessa busca não restauraria a teatralidade e a representação em possibilidades outras? Na busca da oscilação e do desmascaramento da representação enquanto semblante, o performativo enquanto materialidade da cena não geraria outra representação, outro semblante na sensação e na percepção, mas sempre uma representação de um infinito irrepresentável em sua totalidade? Essa comunicação busca problematizar essas questões a partir da afirmação da impossibilidade da ausência da representação na materialidade da performance e para isso, problematiza o próprio conceito de materialidade e do real na cena contemporânea.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Em Busca do Real Perdido. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BAUMGARTEL, S. A. Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação? Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 116–150, 2018.
DOI: 10.20396/conce.v7i2.8653351. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653351.
Acesso em: 10 mar. 2021.
BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. Trad. Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1 Edições, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. vol. 3. São Paulo: editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. Luís Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2000.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques da Nizza da Silva. São Paulo. Perspectiva, 2002.
FERÁL, Josette. Além dos Limites. Tradução. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LEHMANN, Hans-This. Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosacnaif, 2007.
QUINET, A. Psicanálise e teatro: o analista-ator. In: T. Rivera, L. A. M. Celes, & E.L. Sousa (Org..), Coleção ensaios brasileiros contemporâneos: Psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Funarte, 2018, (p.391-403).
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis peformativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)