Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019035Palavras-chave:
América Latina, Cena contemporânea, Prática artístico-pedagógica, Laboratório aberto, YugachkaniResumo
No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima.
Downloads
Referências
DÍAZ, Aimelys. Encuentro con Yuyachkani, experiências de una convivência escénica
y humana. In: Revista Conjunto n. 181, 2016, p. 94-99.
FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino: poéticas e políticas da interdisci- plinaridade. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 61-72.
HAAS, Marta. Práticas de Resistência nas Ações Artístico-Pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). 2017. Dissertação (Mestrado em Edu- cação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
MONTOYA, Rodrigo. Cien Años del Perú y de José María Arguedas-1911-2011. Lima: Editora Universidad Ricardo Palma, 2011.
ROJAS-TREMPE, Lady. “Yuyachkani y su trayectoria dramática en Perú: entrevista a Ana Correa y Augusto Casafranca” In: Latin American Theatre Review 28. 1, Fall p. 159-165, 1994.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
SOUSA, Thaís Helena Rissi de. Yuyachkani: teatro e performance enquanto registo e memória na latino-américa. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2014.
ZAPATA, Miguel Rubio. Raices y Semillas – Maestros y caminos del teatro em América Latina. Argentina: Ediciones del Boulevard, 2011.
ZAPATA, Miguel Rubio. El Cuerpo Ausente – Performance Política. Lima: Biblioteca Nacional del Perú, 2008.
ZAPATA, Miguel Rubio. O grande teatro de Paucartambo. São Paulo, Sala Preta, v.16, n.1, p. 5-25, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)