Artes performativas e a questão da ascese: o “método” Marina Abramovic

Autores

  • Cassiano Sydow Quilici Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP
  • Kysy Amarante Fischer Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015023

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão inicial sobre as relações entre algumas propostas performativas modernas e o fenômeno cultural mais amplo das práticas ascéticas, utilizando-se de referências filosóficas e antropológicas. Num segundo momento, apoiado na discussão inicial, desenvolvem-se considerações críticas sobre o Método de Marina Abramovic, apresentado neste ano de 2015 na grande exposição Terra Comunal - Marina Abramović + MAI, no SESC Pompéia, em São Paulo.

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Biografia do Autor

Cassiano Sydow Quilici, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

Departamento de Artes Cênicas / Instituto de Artes da Unicamp. Professor livre-docente. Autor de "Antonin Artaud: Teatro e Ritual" 92004) e "O ator-performer e as poéticas da transformação de si" (2015) - ed. Annablume

 

Kysy Amarante Fischer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Mestre pelo programa de pós-graduação em teatro da UDESC. estudante de psicologia na UFPR. Atriz, performer, dançarina

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Publicado

2015-12-24

Como Citar

QUILICI, Cassiano Sydow; FISCHER, Kysy Amarante. Artes performativas e a questão da ascese: o “método” Marina Abramovic. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 023–033, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015023. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O sagrado no teatro e o teatro no sagrado