Artes Performativas e Políticas da Percepção
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0103Palavras-chave:
arte em campo expandido, políticas da percepção, corpo e tecnologia, saberes tradicionaisResumo
Neste artigo, problematizou-se as artes performativas diante de um cenário de crises extremas, partindo-se do conceito de arte em campo expendido. Discutiu-se possíveis posicionamentos estéticos diante desse novo contexto a partir de considerações críticas sobre os modos de percepção predominantes, fortemente marcado pelos ambientes virtuais e pela subjetividade neoliberal. Abordou-se o aprofundamento do diálogo de artistas e pesquisadores com saberes tradicionais na construção de conhecimentos e práticas transversais, pensando a experiência artística e estética como micropolíticas da percepção.
Downloads
Referências
ARDENNE, Paul. Un Arte Contextual. Murcia: Cendeac, 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BERARDI, Franco. Depois do Futuro. São Paulo: Ubu, 2019.
BEUYS, Joseph. Cada Homem, Um Artista. Porto: 7nos, 2011.
BOURRIAUD, Nicolas. Arte Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
CRARY, Jonathan. Terra Arrasada: Além da Era Digital, Rumo a um Mundo Pós-Capitalista. São Paulo: Ubu, 2023.
FÉRAL, Josette. Além dos Limites: Teoria e Prática do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GIL, Jorge. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GIL, Jorge. Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D´Água, 2018.
GUATTARI, Félix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 2006.
KROKER, Arthur. Data Trash. Montreal: ed. St. Martin Griffi, 1994.
LEHMANN, Hans T. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
PAIS, Ana (org.). Performance na Esfera Pública. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição. São Paulo: n-1, 2018.
SIBILIA, Paula. O Homem Pós-Orgânico: Corpo, Subjetividade e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2002.
WERLE, Marco Aurélio. Arte e Existência em Heidegger. São Paulo: República do Livro/ Discurso Editorial, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)