Teoria de gênero e ideologia de gênero: cenário de uma disputa nos 25 anos da IV Conferência Mundial das Mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180312292020e0107

Resumo

Este artigo tem como eixo principal a investigação acerca das diferenças entre a teoria de gênero e a ideologia de gênero. O objetivo consiste em historicizar o significado e conteúdo atribuído tanto à teoria de gênero quanto à ideologia de gênero, a fim de compreender os desdobramentos científicos, políticos e pedagógicos de cada uma das perspectivas sobre as relações de gênero em nossa sociedade. Identificamos a afirmação do gênero como uma categoria analítica por volta da década de 1980, entre historiadoras e cientistas sociais ligadas aos estudos sobre mulheres e à história das mulheres, que buscavam a compreensão das relações entre homens e mulheres por um viés histórico que destacasse as relações de poder que reiteravam estruturas de opressão. Já a ideologia de gênero surgiu como uma resposta ao movimento feminista que ganhava grande amplitude política, notável pela importância da IV Conferência Mundial das Mulheres, realizada em 1995 pela ONU, em Pequim, mas que rapidamente também se tornou uma perseguição aos movimentos que questionam a heterossexualidade compulsória, conjugando em suas pautas o ataque a movimentos que desafiassem a normatividade do patriarcado. Por fim, nos interessa indicar como ambas as concepções podem afetar o ensino de história, pois entendemos que o estudo crítico acerca das relações de gênero pode contribuir para a construção de uma educação democrática.

Palavras-chave: Teoria de gênero. Ideologia de gênero. IV Conferência Mundial das Mulheres. Ensino de História. História das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ (COMUM).

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. 4. ed. Difel, 1970.

BOLSONARO, Jair. O caminho da prosperidade: proposta de plano de governo. 2018. Disponível em: https://static.cdn.pleno.news/2018/08/Jair-Bolsonaro-proposta_PSC.pdf. Acesso em agosto de 2019.

BORGES, Rafaela Oliveira; BORGES, Zulmira Newlands. Pânico moral e ideologia de gênero articulados na supressão de diretrizes sobre questões de gênero e sexualidade nas escolas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230039, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100231&lng=en&nrm=iso. Acesso em: agosto de 2019.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CORRÊA, Sonia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu, Campinas, n. 53, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-83332018000200401&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: agosto de 2019.

COSTA, Grazielle Furtado Alves da. Solidariedade e Soberania nos discursos sobre “mulher” nas Conferências do Cairo e de Beijing. 2003. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

COSTA, Suely Gomes. Gênero e história. IN: ABREU, Marta; SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2009.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FRAZÃO, Felipe. Bolsonaro recebe apoio de líderes evamgélicos. IN: O Estado de São Paulo. São Paulo, 01 de outubro de 2018. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,bolsonaro-recebe-apoio-de-lideres-evangelicos,70002527014 Acesso em: 20 de abril de 2020.

FREIRE, Priscila. ‘Ideologia de gênero’ e a política de educação no Brasil: exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo”. Ex æquo, n. 37, p. 33-46, 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0874-55602018000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: agosto de 2019.

GANDELMAN, Luciana M. Gênero e ensino: parâmetros curriculares, fundacionalismo biológico e teorias feministas. In: ABREU, Marta; SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2009.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018.

KLEM, Bruna Stutz. Historiadoras: aproximações femininas à história da historiografia brasileira (1970-1990). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.

MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; ROCHA, Damião. Ideologia de gênero: tensões e desdobramentos na educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 12, n. 25, pp. 402-419, set./dez. de 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3690. Acesso em: agosto de 2019.

MARAFON, Giovanna; SOUZA, Marina Castro e. Como o discurso da “ideologia de gênero” ameaça o caráter democrático e plural da escola? In: PENNA, Fernando. QUEIROZ, Felipe; FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação democrática: antídoto ao escola sem partido. Rio de Janeiro: UERJ: LPP, 2018.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e cidadania: porque ensinar história hoje? In: ABREU, Marta; SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2009.

OLIVEIRA, Maria da Glória de. Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia. História da Historiografia, v. 11, n. 28, p. 104-140, set./dez., 2018. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1414. Acesso em: agosto de 2019.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. Ensino de história e questões de gênero: observações a partir do Projeto ‘Os Jovens e a História’. Revista História Hoje, v. 6, n. 12, p. 231-249, 2017. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383. Acesso em: agosto de 2019.

PENNA, Fernando de Araujo. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ: LPP, 2017.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

ROSSI, Amanda; CARNEIRO, Julia Dias; GRAGNANI, Juliana Gragnani. #EleNão: A manifestação histórica liderada por mulheres no Brasil vista por quatro ângulos. IN: BBC News Brasil. São Paulo, 30 de setembro de 2018. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45700013 Acesso em: 20 de abril de 2020.

SCOTT, Joan. Gender: Still a Useful Category of Analysis? Diogenes, v. 57, n. 7, 2010. Disponível em: https://sites.duke.edu/his180/files/2014/08/Scott_Gender-Still-a-Useful-Category-of-Analysis.pdf. Acesso em: agosto de 2019.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação e Realidade. v. 20, n.2, pp. 71-99, jul-dez, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: agosto de 2019.

SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE. Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 63-95.

SILVA, Daniel Pinha. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 99-129, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309202017099. Acesso em: agosto de 2019.

VARELLA, Flávia Florentino. Limites, desafios e perspectivas: a primeira década da revista História da Historiografia (2008-2018). História da Historiografia, v. 11, n. 28, p. 219-265, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/issue/view/31. Acesso em: agosto de 2019.

VATICANO. Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na igreja e no mundo. 2004. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20040731_collaboration_po.html. Acesso em: agosto de 2019.

VATICANO. Carta do Papa João Paulo II às mulheres. 1995. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/letters/1995/documents/hf_jp-ii_let_29061995_women.html. Acesso em: agosto de 2019.

VATICANO. Homem e mulher os criou” para uma via de diálogo sobre a questão do gender na educação. 2019. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20190202_maschio-e-femmina_po.pdf. Acesso em: agosto de 2019.

VIOTTI, Maria Luiza Ribeiro. Apresentação. IN: DECLARAÇÃO E PLATAFORMA DE AÇÃO DA IV CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE A MULHER. Pequim, 1995. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/03/declaracao_beijing.pdf. Acesso em: agosto de 2019.

YAMASHITA, Jougi Guimarães. Lucie Varga: a “desconhecida” historiadora dos Annales. In: Café História: história feita com cliques. Brasília, 03 jul. 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/lucie-varga-e-os-annales/. Acesso em: 10 abr. 2019.

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. As estratégias do uso do Gênero no ensino de História: narrativa histórica e formação de professoras. Revista Trilhas da História, Três Lagoas, v.4, n.8, jan./jun., p.49-65, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/694. Acesso em: agosto de 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

GUIMARÃES, Géssica. Teoria de gênero e ideologia de gênero: cenário de uma disputa nos 25 anos da IV Conferência Mundial das Mulheres. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, p. e0107, 2020. DOI: 10.5965/2175180312292020e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312292020e0107. Acesso em: 23 nov. 2024.