Aprendizagem conceitual e orientação: uma análise dos estudos da educação histórica em Portugal e no Brasil (2000-2017)
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0201Résumé
O problema central deste artigo é a relação entre a aprendizagem de conceitos epistemológicos, estruturantes ou de segunda ordem, e a orientação histórica. Se o pressuposto da Educação Histórica é que a apreensão de conceitos mais elaborados, ou sofisticados, qualifica a aprendizagem histórica, como essa aprendizagem contribui para o agir social e a tomada de decisões dos indivíduos? A partir desse questionamento, realizamos um estudo, utilizando como fontes as actas, ou anais, das Jornadas de Educação Histórica, entre 2001-2017. Selecionamos mais de 60 textos, considerados relevantes a partir de critérios definidos para o estudo, efetivando uma análise panorâmica das diversas formas utilizadas pelos diferentes estudiosos para relacionar as duas dimensões que questionamos. Observamos que os estudos da Educação Histórica surgiram a partir da influência inicial dos pesquisadores ingleses, com centralidade da ideia de progressão na aprendizagem dos conceitos epistemológicos, e caminharam gradativamente para um intercâmbio com outras referências e preocupações, como o conceito de consciência histórica. Constatamos que as formas de apropriação e compreensão das relações entre aprendizagem conceitual e orientação temporal foram diversas, com destaque para a presença ainda forte da ideia de progressão conceitual, em Portugal. E, no Brasil, a predominância da ideia de formação da consciência histórica. Por fim, evidenciamos que explorar a relação entre aprendizagem conceitual e orientação histórica é uma questão de certa forma negligenciada, mas também uma possibilidade em aberto, nos estudos sobre aprendizagem histórica nos dois países.
Téléchargements
Références
ALVES, Ronaldo Cardoso. História e vida: encontro epistemológico entre didática da história e educação histórica. História & Ensino, Londrina, v.19, n.1, p. 49-69, jan./jun. 2013.
ASHBY, Rosalyn. Conceito de evidência histórica: exigências curriculares e concepções dos alunos. In: BARCA, Isabel; GAGO, Marília (orgs.). Educação histórica e museus: actas das Segundas Jornadas de Educação Histórica. Braga: CIED – Univ. do Minho, 2003. p. 37-58.
AZAMBUJA, Luciano. 'Fado Tropical': protonarrativas de jovens alunos brasileiros e portugueses, escritas a partir das leituras e escutas de uma canção 'engajada'. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras: História, Porto, série 3, v. 2, p. 13-21, 2001a.
BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 1., 2000, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2001b. Tema: Perspectivas em educação histórica. p. 29-44.
BARCA, Isabel. Aula oficina: do projecto à avaliação. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4., 2004, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2004. Tema: Para uma educação histórica de qualidade. p. 131-145.
BARCA, Isabel. Em torno da epistemologia da História. In: BARCA, Isabel; GAGO, Marília (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 3., 2003, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2006. Tema: Questões de epistemologia e investigação em ensino de história. p. 17-26.
BARCA, Isabel. Estudos de consciência histórica em Portugal: perspectivas de jovens portugueses acercada da Históira. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 47-54.
BARCA, Isabel. O papel da educação histórica no desenvolvimento social. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 21-48.
BARCA, Isabel. Consciência histórica de jovens: identidade, mudança em história e sentidos para vida. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v.9, n. 21, p. 86-107. jan./abr. 2014.
BARCA, Isabel; ALVES, Luís A. M. (orgs). Educação histórica: perspectivas de investigação nacional e internacional. Porto: CITCEM: Universidade do Porto, 2016.
CASTRO, Julia. Consciência histórica e interculturalidade: dos pressupostos teóricos à investigação sobre as ideias de jovens portugueses. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 65-74.
CASTRO, Julia. 'Gente em movimento ao longo do tempo': interculturalidade e consciência histórica segundo jovens portugueses. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 11., 2011, Braga. Atas [...]. Braga: CIED: Universidade do Minho, 2011. Tema: Consciência histórica na era da globalização. p. 25-35.
DGIDC. Metas de aprendizagem online. [Lisboa]: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ensino-basico/metasde-aprendizagem/metas/?area=5&level=6. Acesso em: 18 dez. 2018.
DIAS, Paula; SOLÉ, Glória. As metas de aprendizagem e a educação histórica: contributos para uma Educação Histórica de qualidade na Era da Globalização. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 65-109.
FERNANDES, Lindamir Z. A conquista dos direitos da mulher e seu significado para os alunos e suas famílias. In: SCHMIDT, Maria A.; BRAGA, Tânia M. F. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 6., 2006, Curitiba. Actas [...]. Curitiba: Ed. UTFPR, 2007. Tema: Perspectivas da investigação em educação histórica. v. 1. p.43-51.
FONSECA, Clarissa. O papel da empatia histórica na compreensão do outro. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria A. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 5., 2005, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2009. Tema: Educação histórica: investigação em Portugal e no Brasil. p. 115-130.
FREITAS, Itamar. Aprender e ensinar história nos anos finais da escolarização básica. Aracaju: Criação, 2014.
FRONZA, Marcelo. As ideias de objetividade e verdade no pensamento histórico dos jovens a partir das histórias em quadrinhos. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. 2012. 478 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. 478 p.
FRONZA, Marcelo. As ideias de jovens estudantes sobre a conquista da América a partir do conflito entre europeus e indígenas nas histórias em quadrinhos de Altan e do livro didático de história de Julierme: interculturalidade e consciência histórica na busca por uma perspectiva humanista. In: RIBEIRO, Cláudia P.; VIEIRA, Helena; BARCA, Isabel; ALVES, Luís Aberto; PINTO, Maria Helena; GAGO, Marília. Epistemologias e ensino de história. Porto: CITCEM: Universidade do Porto, 2017. p. 105-127.
GAGO, Marília. Olhar de alunos acerca da variância da narrativa histórica. In: BARCA, Isabel; GAGO, Marília (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 3., 2003, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2006. Tema: Questões de epistemologia e investigação em ensino de história. p. 55-73.
GAGO, Marília. A identidade do “eu” e do “nós”. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 55-65.
GAGO, Marília. O sentido do tempo ou o tempo com sentido (s)? Ideias dos alunos acerca de identidade e orientação temporal. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 11., 2011, Braga. Atas [...]. Braga: CIED: Universidade do Minho, 2011. Tema: Consciência histórica na era da globalização.
p. 36-47.
GARCIA, Tânia Braga. Estudos sobre consciência histórica na Universidade Federal do Paraná. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 123-134.
GERMINARI, Geyso D. Educação histórica: a constituição de um campo de pesquisa. Revista HISTED-BR on-line, Campinas, n.42, p.54-70, 2011.
GERMINARI, Geyso D. Consciência Histórica de jovens escolarizados e história da cidade. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 91-104.
KÖRBER, Andreas. Translations and its discontents II: a german perspective. Journal of Currículum Studies, v. 48, n. 4, p. 440-456, 2016.
LEE, Peter; ASHBY, Rosalyn; DICKINSON, Alaric. Progression in children’s ideas about History. In: HUGHES, Martin (ed.). Progression in learning. Clevedon: Multilingal Matters, BERA Dialogues II, 1996, p.50-81.
LEE, Peter; DICKINSON, Alaric; ASHBY, Rosalyn. Researching children’s ideas about history. In: VOSS, James F.; CARRETERO, Mario. International review of history education: learning and reasoning in history. London: Routledge, 1998. v. 2. p. 227-251.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de Literacia Histórica. Educar, Curitiba, p. 131-150, 2006. Número especial.
LEE, Peter. Educação histórica, consciência histórica e literacia histórica. In BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 11-32.
MAGALHÃES, Olga. Entre passado e presente: perspectivas de alunos portugueses. In: SCHMIDT, Maria A.; BRAGA, Tânia M. F. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 6., 2006, Curitiba. Actas [...]. Curitiba: Ed. UTFPR, 2007. Tema: Perspectivas da investigação em educação histórica. v. 1. p. 103-111.
PARENTE, Regina. A narrativa na aula de história. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria A. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 5., 2005, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2009. Tema: Educação histórica: investigação em Portugal e no Brasil. p. 79-113.
PINTO, Maria Helena. A melhor forma de conhecer Guimarães é ir explorar: compreensão histórica de alunos portugueses sobre evidência patrimonial. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão C. de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2014.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Perspectivas de investigação em Educação Histórica na Universidade Federal do Paraná. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 7., 2007, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2008. Tema: Estudos de consciência histórica na Europa, América, Ásia e África. p. 109-122.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A cultura como referência para investigação sobre consciência histórica: diálogos entre Paulo Freire e Jörn Rüsen. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 11., 2011, Braga. Atas [...]. Braga: CIED: Universidade do Minho, 2011. Tema: Consciência histórica na era da globalização. p. 191-200.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Braga. Pesquisas em Educação Histórica: Algumas experiências. Educar, Curitiba, p. 11-31, 2006. Número especial.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Braga. O trabalho com objetos e as possibilidades de superação do sequestro da cognição histórica: estudo de caso com crianças nas séries iniciais. In: SCHMIDT, Maria A.; BRAGA, Tânia M. F. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 6., 2006, Curitiba. Actas [...]. Curitiba: Ed. UTFPR, 2007. Tema: Perspectivas da investigação em educação histórica. v. 1. p. 52-67.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Braga. Investigando para ensinar História: contribuições de uma pesquisa em colaboração. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria A. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 5., 2005, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2009. Tema: Educação histórica: investigação em Portugal e no Brasil. p. 29-44.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Desafios teóricos e epistemológicos nas pesquisas em Educação Histórica. Antíteses, Londrina. v. 5, n.10, p. 509-518, jul./dez. 2012.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia. Afinal, o que é educação histórica? RIBEH, Curitiba, v.1, n. 01, p. 07-31, ago./dez. 2018.
SIMÃO, Ana C. A importância da evidência Histórica na construção do conhecimento histórico. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria A. M. S. JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 10., 2010, Londrina. Atas [...]. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. Tema: Educação histórica: teoria e pesquisa. p. 181-198.
SIMÃO, Ana C.; BARCA, Isabel. A construção da evidência histórica e as metas de aprendizagem. In: BARCA, Isabel (org.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 11., 2011, Braga. Atas [...]. Braga: CIED: Universidade do Minho, 2011. Tema: Consciência histórica na era da globalização. p. 48-64.
SOUZA, Eder C. Educação histórica e multiperspectividade: uma proposta de trabalho com o conceito substantivo Nazismo a partir de fontes fílmicas diversificadas. In: SCHMIDT, Maria A. (org.). CONGRESSO INTERNACIONAL JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 12., 2012, Curitiba. Atas [...]. Curitiba: LAPEDUH - UFPR, 2012. Tema: Consciência histórica e novas tecnologias da informação e comunicação. p. 194-205.
SOUZA, Eder C. Cinema e educação histórica: jovens e suas relações com a história em filmes. 2014. 357 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
THEOBALD, Henrique R. A Educação Histórica e a mudança de paradigma na cultura escolar do município de Araucária - PR. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria A. (orgs.). JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 5., 2005, Braga. Actas [...]. Braga: CIED: Univ. do Minho, 2009. Tema: Educação histórica: investigação em Portugal e no Brasil. p. 131-138.
VON BORRIES, Bodo. Competence of the historical thinking, mastering of a historical framework, or knowledge of historical canon? In: SYMCOX, Linda; WILSCHUT, Arie. National history standards: the problem of the canon and the future of teatching history. [Charlotte: Information Age Publishing], 2009. p. 283-306. (International review of history education, v. 5).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Tempo e Argumento 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.