Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História

Auteurs

  • Ana Carolina Barbosa Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180310242018088

Résumé

O debate sobre a geopolítica da produção intelectual tem uma longa e respeitável tradição. Dela participam intelectuais do continente africano, desde o contexto de libertação do jugo colonial (décadas de 1950-1970), intelectuais que integram os paradigmas pós-colonial, decolonial e, mais recentemente, as chamadas teorias ou epistemologias do Sul. Mas se a questão da geopolítica de produção do conhecimento é amplamente conhecida no cenário das teorias sociais, existe um contraste em relação ao campo da Teoria da História. Seria possível dizer que a Teoria da História, como ela é praticada no Brasil, se apresenta como emblema desse contraste, como expressão do que os(as) intelectuais vinculados(as) às tradições acima mencionadas têm denominado “extroversão”, “imperialismo intelectual”, “dependência acadêmica”, “mentalidade cativa”, ou “metrocentrismo”. O objetivo desse artigo é pensar, a partir da realidade brasileira, a geopolítica de produção e consumo da Teoria da História. Para tanto proponho uma particular definição da categoria de lugar epistêmico.

 

Palavras-chave: Teoria da História. Historiografia. Geopolítica.

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Ana Carolina Barbosa Pereira, Universidade Federal da Bahia

Professora de Teoria e Metodologia da História do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia.

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Publiée

2018-08-06

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BARBOSA PEREIRA, Ana Carolina. Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 88–114, 2018. DOI: 10.5965/2175180310242018088. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018088. Acesso em: 21 nov. 2024.