Imagens em fuga: considerações sobre espaço público visual no tempo presente
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180310232018252Résumé
Este artigo trabalha com a noção de fotografia pública, seus circuitos sociais, usos e funções em perspectiva histórica. Analisam-se as posições em jogo no debate historiográfico sobre imagem pública e observam-se os percursos das imagens no espaço público visual na modernidade em seus deslocamentos do século XX para o XXI, tomando a fotografia como meio para essa viagem. Apresenta-se em dois estudos de caso para reflexão sobre a metamorfose da imagem no espaço público visual e seu potencial político.
Palavras-chave: Fotografia Pública. Espaço Público. Cultura Visual.Téléchargements
Références
AZOULAY, Ariella. Civilimagination: a political ontology of photography.London. New York: Verso, 2012.
AZOULAY, Ariella. The civil contract of photography. New York: Zone Books, 2010.
BATCHEN, Geoffrey. Arder en deseos: la concepción de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.
BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz Editores, 2012.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia (1931) e teses sobre a história (1940). In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Sobre la fotografia. Edição e tradução de José Muñoz Millanes. Valência: Ed. Pre-Textos, 2008.
BURGIN, Victor. Looking at photographs. In: BURGIN, Victor. Thinking photography. Londres: MacMillan Press, 1982, p.142-153.
COLEMAN, Kevin. The Right not to be Looked At. EIAL, v.26, n. 2, 2015.
COSTA, Helouise. Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo. Acervo: revista do Arquivo Nacional, v.6, n.1-2, p. 55-74, 1993.
FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo, 7 de janeiro de 2018.
FLUSSER, Vilém. Why a philosophy of photography is necessary, towards a philosophy of photography. London: Reaktion Books, 2000.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed: iconic photographs, public culture, and liberal democracy. Chicago: Chicago University Press, 2007.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. Public image: photography and civic spectatorship. Chicago; London: Chicago University Press, 2016.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Uberlândia: ArtCultura, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun., 2006.
KRACAUER, S. Ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
KRAUSS, Rosalind. A note on photography and the simulacral. In: SQUIRES, Carol (Ed.) The critical image: essays on contemporary photography. Seattle: Bay Press, 1990, p. 15-27.
KRIEBEL, Sabine T. Theories of photography: short history. In: ELKINS, James (Ed.). Photography theory. New York; London: Routledge, 2007. p. 3-49.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vania Carneiro. Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Aylan Kurdi. Estudos Ibero-americanos, v.44, n.1 , no prelo, 2018.
LINFIELD, Susie. The cruel radiance: photography and political violence. Chicago; London: University of Chicago Press, 2010.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: MauadX, 2014.
LUGON, Olivier. El estilo documental: de August Sander à Walker Evans (1920-1945). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2010.
MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na história, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, n. 14, p. 33-48, jan./jun. 2016.
MENESES, Ulpiano T.B. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha - sugestões para um estudo histórico. Tempo, n. 14, p. 131-151, 2002.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual Balanço provisório, propostas cautelares.Revista Brasileira de História, v.23, n.45, p.11-36, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza, ECKERT, Cornélia & NOVAES, Sylvia Caiuby (Orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005.
MITCHELL, W.J.T. What do pictures want? the lives and loves of images. Chicago: Chicago University Press, 2005. Cap. 16. Showing Seeing: a critique of visual culture, p. 336-356.
NEWHALL. Beaumont. Backward glance at documentary In: FEATHERSTONE, David (Ed.) Observations: essays on documentary photography. Carmel: The Friends of Photography Pub. 1984.
REVISTA DO GLOBO. Porto Alegre, 6 de novembro de 1948, ano XIX, n.470.
RITCHIN, Fred. Bending the frame: photojournalism, documentary, and the citizen. New York: Aperture, 2013.
SEKULLA, Allan. On the invention of photographic meaning. In: BURGIN, Victor. Thinking Photography. Londres: MacMillan Press, 1982. p. 84-109.
SONTAG, Susan. On Photography, New York: Farrar, Straus and Giroux, 1977.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chepecó: Ed. Grifos, 2000.
STIMSON, Blake. The pivot of the world: photography and its nation. Massachusetts: MIT Press, introduction, 2007. p. 1-58.
STRAUSS, David Levi. The documentary debate. In: Between the eyes: essays on photograghy and politics. New York: Apeture, p.3-11. 2003.
TAGG, John. The Currency of the Photograph. In: BURGIN, Victor. Thinking photography. Londres: MacMillan Press, 1982. p.110-141.
TAGG, John. The Burden of representation: essays on photographies and histories. Mineapolis: University of Minesota Press, 1988.