O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180304022012063Mots-clés :
ensino de história, museu, planejamento de ensinoRésumé
Tendo por base a análise de dados empíricos de uma série de atividades de ensino em espaços museológicos, o presente artigo sistematiza uma série de elementos que orientam o uso dos museus no ensino de história. Propomos uma metodologia para um uso didático do museu na sala de aula que preveja, primeiro, a vinculação dos conteúdos estudados em sala de aula a exposição que será visitada; segundo, a realização da visita de forma articulada com uma programação definida e; terceiro, de volta a sala de aula, a utilização da experiência vivida no museu para a realização de uma produção cultural.
Téléchargements
Références
ABUD, Kátia Maria, SILVA, André Chaves de Melo, ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
ALMEIDA, Adriana Mortara, VASCONCELOS, Camilo de Mello. Por que visitar museus. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11ª Ed. São Paulo: Contexto, 2008. pp. 104-116.
BARBOSA, Ana Maria. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação e Educação, São Paulo, 21: 59 a 64, jan./abr. 1995. p. 63.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.São Paulo: Cortez, 2004. CANDAU, Vera Maria Ferrão. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984.
CHOAY, Françoise. A alegria do Patrimônio. São Paulo: Estação da Liberdade: UNESP, 2006.
COMENIUS, Jonh Amos. Didáctica Magna: a arte universal de ensinar tudo a todos. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2006.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas, SP: Papirus, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia História, Belo Horizonte: UFMG, vol. 22, nº 36: pp.261-273, Jul/Dez 2006.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras, GRUMBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história do museu. In: CADERNO de diretrizes museológicas. Brasília: IPHAN, 2006. pp. 19-32. p. 29.
LEWIS, Geoffrey. O papel dos Museus e o código de ética. In: ICOM/UNESCO. Como gerir um museu: um guia. Paris/FR: ICOM/Unesco, 2004. pp. 1-16. Disponível em: <http://icom.museum/qui-sommes-nous/la-vision/definition-du-musee/L/2.html>. Acesso em: 26/11/2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1990. MENEZES, Ulpiano Toledo Bezerra de. De teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 35, pp. 9-42. Jan/dez 1994.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. De como o Memorial da UFRPE fala do Ensino, Pesquisa e Extensão. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e ciências afins, v. 3, p. 56-62, 2011.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. Educação, memória e patrimônio: ações educativas em museu e o ensino de história. Revista Brasileira de História (Impresso). São Paulo: ANPUH, v. 30, n. 60, pp. 143-154, 2010.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Cadernos do CEOM. Chapecó/SC: UNOCHAPECÓ, v. 31, pp. 145-155, 2010b.
PIAGET, Jean. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 2002.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.
RUSEN, Jorn. A razão Histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica.Brasilia: UnB, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo.Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SIMAN, Lana Mara de Castro, COSTA, Carina Martins, NASCIMENTO, Silvana Sousa do. Escola e Museus: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Cefor, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Arte Med, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tempo e Argumento 2012
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.