O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus

Auteurs

  • Ricardo de Aguiar Pacheco Federal Rural University of Pernambuco image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180304022012063

Mots-clés :

ensino de história, museu, planejamento de ensino

Résumé

Tendo por base a análise de dados empíricos de uma série de atividades de ensino em espaços museológicos, o presente artigo sistematiza uma série de elementos que orientam o uso dos museus no ensino de história. Propomos uma metodologia para um uso didático do museu na sala de aula que preveja, primeiro, a vinculação dos conteúdos estudados em sala de aula a exposição que será visitada; segundo, a realização da visita de forma articulada com uma programação definida e; terceiro, de volta a sala de aula, a utilização da experiência vivida no museu para a realização de uma produção cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ricardo de Aguiar Pacheco, Federal Rural University of Pernambuco

Possui Licenciatura (1994), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em História pela UFRGS. É Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - na Área de Métodos e Técnicas de Ensino e no PPG História Social da Cultura.

Références

ABUD, Kátia Maria, SILVA, André Chaves de Melo, ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ALMEIDA, Adriana Mortara, VASCONCELOS, Camilo de Mello. Por que visitar museus. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11ª Ed. São Paulo: Contexto, 2008. pp. 104-116.

BARBOSA, Ana Maria. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação e Educação, São Paulo, 21: 59 a 64, jan./abr. 1995. p. 63.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.São Paulo: Cortez, 2004. CANDAU, Vera Maria Ferrão. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984.

CHOAY, Françoise. A alegria do Patrimônio. São Paulo: Estação da Liberdade: UNESP, 2006.

COMENIUS, Jonh Amos. Didáctica Magna: a arte universal de ensinar tudo a todos. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2006.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia História, Belo Horizonte: UFMG, vol. 22, nº 36: pp.261-273, Jul/Dez 2006.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras, GRUMBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história do museu. In: CADERNO de diretrizes museológicas. Brasília: IPHAN, 2006. pp. 19-32. p. 29.

LEWIS, Geoffrey. O papel dos Museus e o código de ética. In: ICOM/UNESCO. Como gerir um museu: um guia. Paris/FR: ICOM/Unesco, 2004. pp. 1-16. Disponível em: <http://icom.museum/qui-sommes-nous/la-vision/definition-du-musee/L/2.html>. Acesso em: 26/11/2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1990. MENEZES, Ulpiano Toledo Bezerra de. De teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 35, pp. 9-42. Jan/dez 1994.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. De como o Memorial da UFRPE fala do Ensino, Pesquisa e Extensão. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e ciências afins, v. 3, p. 56-62, 2011.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. Educação, memória e patrimônio: ações educativas em museu e o ensino de história. Revista Brasileira de História (Impresso). São Paulo: ANPUH, v. 30, n. 60, pp. 143-154, 2010.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Cadernos do CEOM. Chapecó/SC: UNOCHAPECÓ, v. 31, pp. 145-155, 2010b.

PIAGET, Jean. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 2002.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

RUSEN, Jorn. A razão Histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica.Brasilia: UnB, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo.Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SIMAN, Lana Mara de Castro, COSTA, Carina Martins, NASCIMENTO, Silvana Sousa do. Escola e Museus: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Cefor, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Arte Med, 1998.

Téléchargements

Publiée

2012-11-12

Comment citer

PACHECO, Ricardo de Aguiar. O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 63–81, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012063. Acesso em: 18 juill. 2024.