Seção Temática: Os desafios de ensinar e aprender história no Tempo Presente

Submissões prorrogadas até 18 de março de 2022

Este dossiê tem como objetivo reunir artigos que discutem a relação entre saber histórico e ensinar História no Tempo Presente. A intenção é reunir trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área de História, Educação e áreas afins, sobre os desafios historiográficos e didáticos vivenciados pelos cursos de formação de professoras(es), historiadoras(es) e professoras(es) da educação ao enfrentarem, diariamente, um currículo eurocêntrico e hermético das licenciaturas, o revisionismo e negacionismo como elementos norteadoras nas narrativas de crianças e adolescentes, a influência da cultura digital na maneira de pensarmos o tempo e a ausência do uso do pensamento histórico no cotidiano de crianças, jovens e velhos. Nesse sentido, o presente dossiê busca reunir discussões sobre: aprendizagem escolar e extra-escolar do conhecimento histórico no contexto atual, diretrizes e propostas curriculares de história vigentes, avaliações sistêmicas nacionais e internacionais na área de ciências humanas, tradições escolares, diferentes contextos de produção de conhecimento histórico escolar, currículo como articulador dos vários saberes, a temporalidade como dimensão constitutiva da
produção do conhecimento histórico, as operações de explicação/compreensão realizadas pelas(es) professoras(es) para aprofundar o rompimento com a memória e as diferentes maneiras e formas das(os) professoras(es) mediarem o processo de aprendizagem histórica. Dessa maneira, o dossiê se propõe a receber estudos realizados pelas(os) pesquisadoras do campo do ensino de história, com a intenção de fortalecer essa subárea da História, e sobretudo, lançar luz sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos últimos trinta anos por profissionais que atuam com os temas Ensino de História e Aprendizagem Histórica, Formação de Professores, Didática da História, Educação Patrimonial e demais temas. 

 

Organizadoras:

Caroline Pacievitch (UFRGS)

Juliana Alves de Andrade (UFRPE)

Luciana Rossato (UDESC)