Dimensões didáticas e disciplinares do Ensino da História: o caso do 6º ano do ensino fundamental no Brasil e do 3e cycle du primaire no Quebec

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0204

Palabras clave:

educação, educação histórica, ensino de história, pensamento histórico

Resumen

Este artigo parte de um exercício comparativo sobre o 6º ano do ensino fundamental no Brasil (alunos de 11 anos, em média) e o 3º ciclo do ensino fundamental no Quebec (alunos de 11 a 12 anos). Um historiador e um pedagogo fazem uma análise comparativa dos programas curriculares dessas duas realidades. A partir dessa estratégia hermenêutica, colocam-se em discussão os conteúdos disciplinares específicos relacionados ao 6º ano no Brasil, juntamente àqueles do 3º ciclo primário no Quebec. Considerando as tensões disciplinares entre a Educação e a História, este artigo visa examinar a aprendizagem da História nas escolas, principalmente no que tange à construção curricular, ao desenvolvimento de competências e, em particular, do pensamento histórico.

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Biografía del autor/a

Guilherme Moerbeck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Anderson Araújo-Oliveira, Université du Québec à Montréal (UQAM)

Doutor em Educação pela Université Sherbrooke.
Professor titular de Didática das Ciências Humanas e Sociais no Departamento de Didática da Université du Québec à Montréal

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

MOERBECK, Guilherme; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. Dimensões didáticas e disciplinares do Ensino da História: o caso do 6º ano do ensino fundamental no Brasil e do 3e cycle du primaire no Quebec. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. e0204, 2022. DOI: 10.5965/2175180314372022e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314372022e0204. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente

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