Dimensões didáticas e disciplinares do Ensino da História: o caso do 6º ano do ensino fundamental no Brasil e do 3e cycle du primaire no Quebec

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0204

Palabras clave:

educação, educação histórica, ensino de história, pensamento histórico

Resumen

Este artigo parte de um exercício comparativo sobre o 6º ano do ensino fundamental no Brasil (alunos de 11 anos, em média) e o 3º ciclo do ensino fundamental no Quebec (alunos de 11 a 12 anos). Um historiador e um pedagogo fazem uma análise comparativa dos programas curriculares dessas duas realidades. A partir dessa estratégia hermenêutica, colocam-se em discussão os conteúdos disciplinares específicos relacionados ao 6º ano no Brasil, juntamente àqueles do 3º ciclo primário no Quebec. Considerando as tensões disciplinares entre a Educação e a História, este artigo visa examinar a aprendizagem da História nas escolas, principalmente no que tange à construção curricular, ao desenvolvimento de competências e, em particular, do pensamento histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Moerbeck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Anderson Araújo-Oliveira, Université du Québec à Montréal (UQAM)

Doutor em Educação pela Université Sherbrooke.
Professor titular de Didática das Ciências Humanas e Sociais no Departamento de Didática da Université du Québec à Montréal

Citas

AMORIN, Felipe; OLIVEIRA, Marcelo. STF decide que lei inspirada no Escola sem Partido é inconstitucional. In: UOL, [s.l.], 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/08/21/stf-tem-maioria-contra-lei-de-alagoas-inspirada-no-escola-sem-partido.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. Le processus de problématisation dans l’enseignement des sciences humaines au primaire. In: ARAÚJO-OLIVEIRA, A.; CHOUINARD, I.; PELLERIN, G. (org.). L’analyse des pratiques professionnelles dans les métiers relationnels: perspectives plurielles. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2018. p. 187–210.

ASTOLFI, Jean-Pierre. L’école pour apprendre. 7. éd. Paris: ESF, 2004.

AUDET, Louis-Philipe. Histoire de l’enseignement au Québec. Montréal: HRW, 1971.

AUDIGIER, François. Histoire et géographie: un modèle disciplinaire pour penser l’identité professionnelle. Recherche et formation, Lyon, n. 25, p. 9-21, 1997.

AUDIGIER, François. L’histoire, la géographie et l’éducation civique: quelle discipline? Regard sur l’expérience française. In: SACHOT, M.; LENOIR, Y. (org.). Les enseignants du primaire entre disciplinarité et interdisciplinarité: quelle formation didactique? Québec: Presses de l’Université Laval, 2004, p. 35 52.

ÁVILA, Arthur. L. de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. Apresentação. In: ÁVILA, Arthur L. de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (org.). A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 1. ed. Vitória: Editora Milfontes, 2019. p. 07-18.

BARNABÉ, Luís E. A história antiga em compêndios franceses e brasileiros no Imperial Colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: história, disciplina escolar e impressos (1820-1865). 2019. 215 f. Tese (Doutorado em História) – UNESP, Assis, 2019.

BERNAL, Martin. A imagem da Grécia Antiga como uma ferramenta para o colonialismo e para a hegemonia europeia. In: FUNARI, Pedro P. (org.). Textos didáticos: repensando o mundo antigo. 2. ed. Campinas: IFCH: UNICAMP, 2005. p. 13-31.

BERNAL, Martin. Black Athena: the afroasiatic roots of classical civilization: volume I: the linguistic evidence. New Jersey: Rutgers University Press Classics, 1987.

BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, Rémi F. Racismo e educação no Brasil. Recife: Editora UFPE, 2018.

BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BLOOM, Benjamin S. Taxonomy of educational objectives. Ann Arbor: Edwards Brothers, 1956.

BLOOM, Benjamin S. Caractéristiques individuelles et apprentissage scolaire. Bruxelles: Nathan: Labor, 1979.

BOVO, Cláudia R.; DEGAN, Alex. As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval. Revista História Hoje, [s.l.], v. 6, n. 12, p. 56-76, 18 set. 2017.

BRASIL. Base nacional curricular comum. Brasília: MEC, 2015

BRASIL. Base nacional curricular comum. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, 2013

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC, 1998.

CAMPOS, Pedro H. P. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988.1. ed. Niterói: Eduff, 2014.

CARDOSO, Ciro F. Introdução: história e paradigmas rivais. In: CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da história. 2. ed. Rio Janeiro: Campus-Elsevier, 1997. p. 01-23.

CARRASCO, Cosme J. G.; MOLINA, Jorge O.; PUCHE, Sebastián M. Aprender a pensar historicamente. Retos para la historia en el siglo XXI. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 05-27, 27 maio 2014.

CARRETERO, Mario; LÓPEZ, César. Estudios cognitivos sobre el conocimiento histórico: aportaciones para la enseñanza y alfabetización histórica. Enseñanza de las ciencias sociales: revista de investigación, Barcelona, p. 75-89, 2009.

CERRI, Luís F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

CERRI, Luís F.; COSTA, Maria P. O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de história para o ensino fundamental. Educar em Revista, [Curitiba], v. 37, p. e77155, 2021.

CHARLAND, Jean-Pierre. Histoire de l’éducation au Québec: de l’ombre du clocher à l’économie du savoir. Montréal: ERPI, 2005.

CONRAD, Sebastian. What is global history? New Jersey: Princeton University Press, 2017.

DA SILVA, Glaydson J. Os avanços da história antiga no Brasil. In: VENTURINI, R. L. B. História antiga I: fontes e métodos. Maringá: UEM, 2010. p. 95-126.

DARNTON, Robert. História da Leitura. In: BURKE, Peter. A escrita da história novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. p. 199-236.

DEVELAY, Michel De l’apprentissage à l’enseignement: pour une épistémologie scolaire. 2. éd. Paris: ESF, 1993.

DEVELAY, Michel. Le sens d’une réflexion épistémologique. In: DEVELAY, Michel. (org.). Savoirs scolaires et didactiques des disciplines: une encyclopédie pour aujourd’hui. Paris: ESF, 1995. p. 17-31.

DEVELAY, Michel. Donner du sens à l’école. 5. éd. Paris: ESF, 2004.

DUFOUR, Andrée. Histoire de l’éducation au Québec. Québec: Boréal, 1997.

DUPUIS, Jean-Claude. Définitions et objectifs des sciences humaines à l’élémentaire et au secondaire: perceptions des enseignants. Thèse (Doctorat en Éducation)  Université de Montréal, Montréal, 1977.

DUPUIS, Jean-Claude. Les sciences humaines au primaire de 1937 au livre vert. Bulletin de liaison de la société des professeurs d’histoire du Québec, Montréal, v. 17, n. 2, p.10-13, 1979.

DUPUIS, Jean-Claude; LAFOREST, Mario. Je réfléchis… les sciences humaines au primaire: document de présentation. Montréal: Lidec, 1983.

DUQUETTE, Catherine. Relating historical consciousness to historical thinking through assessment. In: ERCIKAN, Kadriye; SEIXAS, Peter (ed.). New directions in assessing historical thinking. New York: Routledge, 2015. p. 51-63.

EGAN, Kieran. The educated mind: how cognitive tools shape our understanding. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

ÉTHIER, Marc-André.; LEFRANÇOIS, David. La voix du didacticien dans des débats sur l’enseignement de l’histoire au Québec: les tribulations de deux didacticiens en politique. In: REVUE FRANÇAISE DE PÉDAGOGIE: n°202/2018, Recherche, politique et pratiques en éducation: services rendus et questions. Lyon: ENS Édition, 2018.

FALAIZE, Benoît. L’enseignement des sujets controversés dans l‘école française : les nouveaux fondements de l’histoire scolaire en France ? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 193-223, 27 maio 2014.

FRANCISCO, Gilberto da S. O lugar da história antiga no Brasil. Mare Nostrum, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 30-61, 9 out. 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio Janeiro: Paz & Terra, 1967.

FUNARI, Pedro Paulo. A história em sua integridade: a propósito da base nacional comum curricular. Brasília: [s.n.], 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios analiticos/Pedro_Paulo_A._Funari.pdf. Acesso em: 22 out. 2022

GEBARA DA SILVA, Uiran. Introdução ao dossiê “história antiga no Brasil: ensino e pesquisa”: uma antiguidade fora do lugar? Mare Nostrum, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 1-12, 9 out. 2017.

GOMES DE CASTRO, Ângela M.; PANDOLFI, Dulce C.; ALBERTI, Verena (org.). A República no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, ago. 2007.

GOODY, Jack. O roubo da história. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

GROSFOGUEL, R. The epistemic decolonial turn: beyond political-economy paradigms. Cultural Studies, London, v. 21, n. 2-3, p. 211-223, mar. 2007.

GUARINELLO, Norberto L. Uma morfologia da história: as formas da história antiga. Politéia - História e Sociedade, [Vitória da Conquista], v. 3, n. 1, 26 maio 2003.

GUIMARÃES, Selva. Ensinar cidadãos no Brasil democrático: ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016. p. 75-105.

HARTOG, François. Memória de Ulisses: narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

HARTOG, François. Os antigos, o passado e o presente. 1. ed. Brasília: Editora UnB, 2003a.

HARTOG, François. Régimes d’historicité: présentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2003.

IGGERS, George; WANG, Q. Edward; MUKHERJEE, Supriya. A global history of modern historiography. 2. ed. London: Routledge, 2016.

JASMIN, Marcelo G. História dos conceitos e teoria política e social: referências preliminares. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 57, p. 27-38, fev. 2005.

JONNAERT, Philippe. Constructivisme, connaissances et savoirs. Transfert, Montréal, v. 3, 2006. Disponível em: http://www.ore.uqam.ca/. Acesso em: 20 mar. 2021.

JONNAERT, Philippe; BARRETTE, Johanne; BOUFRAHI, Samira; MASCIOTRA, Domenico. Contribution critique au développement des programmes d’études: compétences, constructivisme et interdisciplinarité. Revue des sciences de l’éducation, Montréal, v. XXX, n. 3, p. 667-696, 2004.

FARIAS JÚNIOR, José Petrucio de. As periodizações da história geral e da história antiga nos manuais de ensino de história no Brasil: limitações e proposições. Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, São Luís, v. 16, n. 28, p. 106-127, 21 jul. 2019.

KRAMER, Lloyd S. Literature, criticism, and historical imagination: the literary challenge of Hayden White and Dominick LaCapra. In: HUNT, Lynn. (ed.). The new cultural history: essays: studies on the history of society and culture. Berkeley: University of California Press, 1989. p. 97-122.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 134-146, 30 jul. 1992.

LAFOREST, Mario. Diagnostic de l’enseignement des sciences humaines dans les classes primaires franco-catholiques du Québec (1959-1988). 1989. Thèse (Doctorat en sociologie)  Université Paris VII, Paris, 1989.

LAROSE, François, LENOIR, Yves, PEARSON, M; MORIN, Jean-François. Les construits de compétence et de transversalité dans le nouveau curriculum du primaire et du secondaire: fondements épistémologiques et perspectives. In: LENOIR, Yves; LAROSE, François; LESSARD, Claude (org.). Le curriculum de l’enseignement primaire: regards critiques sur ses fondements et ses lignes directrices. Sherbrooke: Éditions du CRP, 2005. p. 141-165.

LAROUCHE, Marie-Claude.; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. Quels enseignement et apprentissage des sciences humaines au primaire treize ans après l’implantation du programme de formation de l’école québécoise? In: LAROUCHE, Marie-Claude; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson (Org.). Les sciences humaines à l’école primaire québécoise: regards croisés sur un domaine de recherche et d’intervention. Québec: Presses de L’Université du Québec, 2014. p. 1-15.

LAURIN, Suzanne. Éduquer à la pensée en géographie scolaire: cerner ce quelque chose de fondamental. In: GOHIER, Christiane; LAURIN, Suzanne (org.). Entre culture, compétence et contenu: la formation fondamentale un espace à redéfinir. Montréal: Les Éditions Logiques, 2001. p. 195-229.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999.

LEBRUN, Johanne; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson (dir.). L’intervention éducative en sciences humaines au primaire: des fondements aux pratiques. Montréal: Chenelière éducation, 2009.

LEBRUN, Johanne; LENOIR, Yves. Planifications en sciences humaines chez de futures enseignantes et les modèles d’intervention éducative sous-jacents. Revue des sciences de l’éducation, Montréal, v. XXVII, n. 3, p. 569-594, 2001.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, [Curitiba], v. 22, p. 131-150, 2006. Número especial.

LEE, Peter. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé - compreensão das pessoas do passado. In: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E MUSEUS: actas de serviços de biblioteca e documentação da FLUC. Braga: Universidade do Minho, 2003.

LEITE, Priscila G. O ensino de história antiga no Brasil: percepções a partir das propostas da BNCC. In: SOUZA NETO, José M. G. de; MOERBECK, Guilherme; BIRRO, Renan M. Antigas leituras: ensino de história. Recife: EDUPE: Autografia, 2020. p. 93-113.

LENOIR, Yves; HASNI, A. Les disciplines, la didactique des disciplines et le curriculum de formation à l’enseignement primaire: de la maîtrise à l’adéquation. In: LENOIR, Yves; LAFOREST, Mario. La formation des maîtres au Québec: contexte historique et situation actuelle – 1. [S.l.] : Faculté d’éducation, Université de Sherbrooke, 1995. (Documents du LARIDD, nº 6).

LENOIR, Yves; MAUBANT, Philippe; ROUTHIER, Sylvie. La mise en œuvre du nouveau curriculum de l’enseignement primaire québécois: continuités et tensions dans les pratiques d’enseignement. In: TALBOT, Laurent (org.). Les pratiques d’enseignement entre innovation et tradition. Paris: L’Harmattan, 2008. p. 167-193.

LESSARD, Claude; PORTELANCE, L. Réflexions sur la réforme curriculaire au Québec. [S.l. : s.n.], 2001. Disponível em: http://www.labripro.umontreal.ca/ images/pdf/CSQreflexions2001-rapport.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

MAGALHÃES, Marcelo de S. Apontamentos para pensar o ensino de história hoje: reformas curriculares, ensino médio e formação do professor. Revista Tempo, [Niterói], v. 11, n. 21, p. 49-64, jun. 2006.

MAPOSA, Marshall; WASSERMANN, Johann. Conceptualising historical literacy: a review of the literature. Yesterday and Today, Potchefstroom, n. 4, p. 41-66, jan. 2009.

MARQUES, Juliana B. Para compreender no século XXI as escalas e proporções do mundo antigo. Pasado Abierto. Revista del CEHis, Mar del Plata, v. 14, p. 118-132, jul. 2021.

MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.

MOERBECK, Guilherme. Campo Acadêmico, História Antiga e Ensino: comentários em torno do presente e futuro de uma área. Mare Nostrum, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 187, 9 out. 2017.

MOERBECK, Guilherme. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Revista Brathair, [São Luís] v. 1, n. 21, p. 50–91, 2021.

MOERBECK, Guilherme. História Antiga no ensino fundamental: um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Revista História Hoje, [s.l.], v. 7, n. 13, p. 225–247, 26 nov. 2018.

MOERBECK, Guilherme; GOUVEA DE SOUSA, Francisco. Apresentação - Teoria, escrita e ensino de História: Além ou aquém do eurocentrismo? Revista TransVersos, Rio de Janeiro, n. 16, p. 6-20, 22 ago. 2019.

MONIOT, Henri. La question de la référence en didactique de l’histoire. In: A. Terrisse (dir.), Didactique des disciplines. Les références au savoir. Bruxelles: De Boeck Université, 2001, p.65-75.

MORAES, Renata F.; CAMPOS, Sabrina M. O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade. Revista TransVersos, Rio de Janeiro, v. 0, n. 13, p. 11-34, 27 ago. 2018.

MORALES, Fábio A.; GEBARA DA SILVA, Uiran. História antiga e história global: afluentes e confluências. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 40, n. 83, p. 125-150, abr. 2020.

MORENO, Jean C. Didática da história e currículos para o ensino de história: relacionando passado, presente e futuro na discussão sobre o eurocentrismo. Revista TransVersos, Rio de Janeiro, v. 0, n. 16, p. 125-147, 23 ago. 2019.

NEVES, Eduardo G. Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de História na Amazônia central. São Paulo: EDUSP, 2022.

OLIVEIRA, Luís F. DE; CANDAU, Vera M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010.

PENNA, Fernando de A. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: LPP: UERJ, 2017. p. 35-48.

PEREIRA, Nilton M.; SEFFNER, Fernando. Ensino de história: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, [s.l.], v. 7, n. 13, p. 14-33, 26 nov. 2018.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, 30 jul. 1992.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1 jun. 1989.

QUÉBEC. Programme d’études – primaire: sciences humaines (histoire, géographie, vie économique et culturelle). Québec: Ministère de l’éducation, Direction générale du développement pédagogique, 1981

QUÉBEC. Programme de formation de l’école québécoise: éducation préscolaire et enseignement primaire. Québec: Ministère de l’éducation, 2001a.

QUÉBEC. Programme de formation de l’école québécoise: enseignement secondaire, premier cycle. Québec: Ministère de l'Éducation du Québec, 2006. Disponível em: http://collections.banq.qc.ca/ark:/52 Acesso em: 3 abr. 2020.

RALEJO, Adriana S.; MELLO, Rafaela A.; AMORIM, Mariana de O. BNCC e ensino de história: horizontes possíveis. Educar em Revista, [Curitiba], v. 37, p. e77056, 2021.

RIOUX, Marcel. Sur l’évolution des idéologies au Québec. Revue de l’Institut de sociologie, Bruxelles, v. 1, p. 95-124, 1968.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.

RÜSEN, Jörn (org.). Time and history: the variety of cultures. 1. ed. New York: Berghahn Books, 2008.

RÜSEN, Jörn. Entrevista: algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história. Trad. Marília Gago. Revista História Hoje, [s.l.], v. 5, n. 9, p. 162, 2016.

SANTOS, Dominique Vieira C. dos. O ensino de história antiga no Brasil e o debate da BNCC. Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, São Luís, v. 16, n. 28, p. 128, 21 jul. 2019.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2011.

SILVA, Giovani J. da; MEIRELES, Marinelma C. Orgulho e preconceito no ensino de história no Brasil: reflexões sobre currículos, formação docente e livros didáticos. Revista Crítica Histórica, [Maceió], v. 8, n. 15, p. 7-30, 9 ago. 2017.

SPALLANZANI, Carlo; BIRON, Diane; LAROSE, François; LEBRUN, Johanne; LENOIR, Yves; MASSELTER, Guy; ROY, Gerard-Raymond. Le rôle du manuel scolaire dans les pratiques enseignantes au primaire. Sherbrooke: Éditions du CRP, 2001.

TORRES, Marcele; FERREIRA, Márcia. Currículo de história: reflexões sobre a problemática da mudança a partir da lei 10639/03. In: DA COSTA, Warley; MONTEIRO, Ana Maria et al. (org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2013. p. 83-97.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Revista Tempo, [Niterói], v. 24, n. 2, p. 186-205, ago. 2018.

VILAR, Pierre. Penser historiquement. In: PENSER HISTORIQUEMENT, juillet 1987, Ávila. Anais [...]. Ávila: [s.n.], juillet 1987. p. 22.

VLASSOPOULOS, Kostas. Unthinking the Greek polis: ancient Greek history beyond Eurocentrism. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

WINEBURG, Sam. Historical thinking and other unnatural acts: charting the future of teaching the past. Philadelphia: Temple University Press, 2001.

WINEBURG, Sam. Porque o pensamento histórico não é sobre história. OPSIS, Catalão, v. 19, n. 2, p. 1-5, 30 dez. 2019.

WINEBURG, Sam; MARTIN, Daisy; MONTE-SANO, Chauncey. Reading like a historian: teaching literacy in middle and high school history classrooms: aligned with common core state standards. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2012.

Publicado

2022-12-19

Cómo citar

MOERBECK, Guilherme; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. Dimensões didáticas e disciplinares do Ensino da História: o caso do 6º ano do ensino fundamental no Brasil e do 3e cycle du primaire no Quebec. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. e0204, 2022. DOI: 10.5965/2175180314372022e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314372022e0204. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.