Estética e humor nos quadrinhos feministas: a reconquista política do corpo pelo riso na HQ A origem do mundo (2018)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0102Resumen
O presente artigo investiga conceitos da estética, tais como o grotesco e o grotesco feminino, a compreensão bergsoniana do risível e o debate sobre corpo e gênero empreendido pelos estudos feministas, na análise das estratégias de humor presentes na História em Quadrinhos A origem do mundo (2018). Observamos as repetições e as inversões promovidas pela autora Liv Strömquist, ao propor uma história da genitália feminina – suas mutilações, cerceamentos e interdições – e o riso consequente da constatação de hierarquias e incongruências históricas, que resultam cômicas quando colocadas em perspectiva. Como resultado, observamos uma estética feminista empreendida pelo riso, numa leitura que proporciona a reflexão sobre o lugar de autoria das mulheres e as imagens políticas de corpo e corporalidades difundidas em nossa sociedade.
Palavras-chave: Feminismo. Humorismo ilustrado. Histórias em Quadrinhos
Descargas
Citas
ATALANTA, Hilde. The Vulva Gallery. Instagram: the.vulva.gallery. [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/the.vulva.gallery/?hl=pt-br. Acesso em: 14 jul. 2020.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
BRAIDOTTI, Rosi. Metamorfosis: hacia una teoria materialista del devenir. Madrid: Ediciones Akal, 2005.
BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del "sexo". Buenos Aires: Paidós, 2002.
CIXOUS, Helène. The laugh of medusa. In: MARKS, Elaine; COURTIVRON, Isabelle (orgs). New french feminisms: an anthology. New York: University of Massachussetts Press, 1980.
DANTAS, Daiany Ferreira. Sexo, mentiras e HQ: representação e autorrepresentação das mulheres nos quadrinhos. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Barcelona: Penguin Random House, 2018.
ECO, Umberto. A história da feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2003.
GROSZ, Elizabeth. Volatile bodies: toward a corporeal feminism. Indianapolis: Indiana University Press, 1994.
IRIGARAY, Luce. Speculum of the other woman. New York: Cornell University Press, 1987.
ITO, Carol. História da vulva. Revista Trip, São Paulo, jul. 2018. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/hq-a-origem-do-mundo-de-liv-stromquist-aborda-a-historia-cultural-da-vulva. Acesso: 29 fev. 2020.
KORSMEYER, Carolyn. Aesthetics in feminist perspective. [S.l.]: Indiana University Press, 1993.
NOCHLIN, Linda. Why have there been no great women artists. In: JONES, Amelia (org.). The feminism and visual culture reader. New York: Routledge, 2003.
PIRES, Maria da Conceição Francisca. Outras mulheres, outras condutas: feminismos e humor gráfico nos quadrinhos produzidos por mulheres. Artcultura, Uberlândia, v. 21, n. 39, p. 71-87, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/52017. Acesso: 10 jul, 2020.
ROBBINS, Trina. Pretty in ink: North american women cartoonists 1896-2013. Seattle: Fantagraphic Books, 2013.
RUSSO, Mary. O grotesco feminino: risco, excesso e modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
STRÖMQUIST, Liv. A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. O patriarcado. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2018.
THE GUERRILLA GIRLS. Homepage. The guerrilla girls. [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.guerrillagirls.com/. Acesso em: 8 de nov. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Tempo e Argumento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.