A história, a ciência e a era da (des)informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180312302020e0301

Resumen

Neste texto procura-se discutir o papel da ciência na história e algumas das suas implicações na sociedade contemporânea, em particular nos efeitos de usos das chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), resultantes, elas mesmas, de aplicações do desenvolvimento da ciência. Embora distante do centro onde se deu o que a historiografia consagrou chamar de Revolução Científica, o Brasil participou, de alguma forma, desse processo e criou instituições de ensino e pesquisa científica e tecnológica, algumas seculares e ainda atuantes. A despeito disso, a ciência e o conhecimento em geral enfrentam problemas relativos à sua disseminação, acesso ou democratização, quando não de negação por parte de certos setores da população, como se tem visto no país e em outras partes do mundo. Ciência, técnica e tecnologia são elementos da cultura e se desenvolvem em interação com outras variáveis do processo histórico, como as econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas, etc.

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Biografía del autor/a

Francisco Assis Queiroz, Universidade de São Paulo

Professor de História da Ciência da USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da mesma universidade.

Publicado

2020-07-24

Cómo citar

QUEIROZ, Francisco Assis. A história, a ciência e a era da (des)informação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 30, p. e0301, 2020. DOI: 10.5965/2175180312302020e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312302020e0301. Acesso em: 17 jul. 2024.