História e estética n’A COISA: Representações visuais do corpo na imprensa ilustrada da Bahia sobre abolição e pós-abolição
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180310252018009Resumen
Este artigo propõe analisar as formas como o corpo humano foi representado em duas imagens publicadas no impresso baiano A Coisa, com o uso da técnica xilogravura, e uma imagem publicada na revista norte-americana The Verdict. A madeira, a tinta, a cor e o papel são elementos que, ao comporem imagens gravadas de corpos e cenários, demarcam características fenotípicas e a consequente ressignificação das identidades representadas. Assim, os materiais, os suportes e as técnicas utilizadas na produção e veiculação das imagens publicadas na imprensa ilustrada entre o final do Império e a Primeira República no Brasil, tornam-se elementos de interesse ao possibilitarem a identificação de uma linguagem visual, capaz de produzir e veicular discursos étnicos, raciais, culturais, sociais e políticos ao mesmo tempo em que constituem visualidades para esses corpos.
Palavras-chave: Imprensa. Ilustrações. Corpo humano. Negros. Xilogravura. Brasil - História - República Velha, 1889-1930.
Descargas
Citas
A COISA. Salvador, ano. 2, n. 88, capa, 30 abr., 1899.
A COISA. Salvador, ano 8, n. 2, capa, 10 set., 1904.
A COISA. Salvador, ano 8, n. 2, p. 4, 10 set., 1904.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Trad. Enid Abreu Dobránszky, Papirus: Editora da Universidade de Campinas, Campinas, 1993.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DUROZOI, Gerard; ROUSSEL, André. Dicionário de Filosofia. Trad. Marina Appenzeller. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996.
ECO, Umberto. Storia della bellezza. 2. ed. Milano: Bompiani, 2004.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Branca de Neve e os sete anões. In: ESTÉS, Clarissa Pinkola (Org.). Contos dos irmãos GRIMM. trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
EVERYBODY SING (Diabinho de saias). Diretor: Edwin L. Marin, produtor: Harry Rapf, EUA: Warner Bros. 1938. DVD, Archive Collection.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira, Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem cravada. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
FERREIRA, Tania Maria Tavares Bessone da Cruz. Os livros na imprensa: as resenhas e a divulgação do conhecimento no Brasil na segunda metade do século XIX. In: CARVALHO, José Murilo de. (Org.) Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GRIMM. Blancheneige. In: GRIMM, Jacob. Conts. Trad. et préface Marthe Robert. Paris: Gallimard, 1976, p. 144-157.
GRIMM. Fairy tales. [19--]. Disponível em: <http://sparks.eserver.org/books/grimm-fairytales.pdf>. Acesso em 22 dez. 2010.
GRIMM. Sneewittchen. In: GRIMM, Jacob. Kinder-Und Hawsmärchen. München: Winkler, 1949, p. 244-252.
GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. São Paulo: Martim Claret, 2005.
HEGEL, Georg Wilhelm. Estética: o belo artístico ou o ideal. In: OS PENSADORES. Trad. de Orlando Vitorino São Paulo: Nova Cultural, 1988.
HUME, David. Ensaios políticos, morais e literários. In: BERKELEY, George e HUME, David. Os pensadores. Trad. de Anoar Aiex, João Paulo Gomes Monteiro, Armando Mora de Oliveira. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohen. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.
LEHMKUHL, Luciene. O lugar da imagem na reinstalação warburguiana. ArtCultura, Uberlândia, v. 7, n. 11, p. 227-232, jul./dez., 2005.
LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil. 1v. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
MELLO, Agenor Bandeira de; BATALHA, Sílvio. Cartilha histórica da Bahia: registro político do Estado. 5ed. Salvador: Edição do autor, 1990.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
MICHAUD, Yves. Visualizações: o corpo e as artes visuais. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Orgs.) História do corpo: as mutações do olhar: século XX. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2008.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. 2ed. Trad. Olinda Braga de Sousa. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
RAMOS, Everardo. Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas. Revista Escritos, Ed. Casa de Rui Barbosa, ano 3, n. 3. 2009. Disponível em: < http://www.casaruibarbosa.gov.br/escritos/numero03/artigo14.php>. Acesso em: 1 maio2014.
READ, Hebert. O sentido da arte: esboço da história das bases dos julgamentos estéticos. São Paulo: IBRASA, 1978.
TAVARES, Luis Guilherme Pontes (Org.). Apontamentos para a história da imprensa na Bahia. 2ed., rev., e ampl. Salvador: Academia de Letras da Bahia, 2008.
VERDICT. Nova Iorque, ano 1, n. 2, p. 2, 16 jan. 1899.
WARBURG, Aby. O nascimento de Vénus e a primavera: Sandro Botticelli. Lisboa: KKYM, 2012.