Acordes D`Além-Mar - Memórias das Bandas Filarmônicas Portuguesas nas Américas no Século XX
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180309222017008Resumen
As bandas filarmônicas são das manifestações culturais mais significativas na vida social portuguesa, sobretudo, nas regiões centro e norte do país (Granjo, 2005). Observa-se que, no contexto do associativismo migrante, o elo de memória com a tradição e os costumes portugueses é estabelecido nas celebrações e instituições criadas pelos migrantes que constituem lugares de memória (Nora, 1993) nos quais as representações simbólicas e ritualizações portuguesas são materializadas, dentre elas, as bandas filarmônicas, objeto deste estudo de doutoramento com foco na cidade do Rio de Janeiro. Investigamos a atividade filarmônica de migrantes portugueses inicialmente naquela cidade e, em numa perspectiva sincrônica, o fizemos em escala planetária nos séculos XX e XXI. Desenvolvemos extensa revisão de literatura sobre migração portuguesa, pesquisa em periódicos locais e na Internet e contatamos músicos e dirigentes associativos no Rio de Janeiro, Estados Unidos, Canadá e Venezuela. Neste artigo, discutimos a distribuição das bandas filarmônicas portuguesas em atividade na diáspora da migração portuguesa nas Américas articulando-a aos fluxos migratórios que lhes deram origem. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, existem atualmente duas bandas filarmônicas portuguesasem atividade – a Banda Portugal e a Banda Irmãos Pepino, fundadas, respectivamente, em 1921 e 1958. Todavia, a pesquisa realizada nos periódicos locais revelou que diversos grupos congêneres foram criados e encerraram suas atividades nesta cidade como a Banda do Centro Musical da Colônia Portuguesa (1920-1930), a Banda Lusitana (1923-1998) e a Banda União Portuguesa (1924-1929).
Palavras-chave: Bandas Filarmônicas. Portugal. Migração. Américas. Memória.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Onésimo Teotônio de. Comunidades portuguesas dos EUA: identidade, assimilação, aculturação. In: MATOS, Artur Teodoro de e LAGES, Mário, (Orgs.), Portugal. Percursos de Interculturalidade: Desafios à identidade. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, 2009, p. 339-422.
BAILY, John e COLLYER, Michael. Introduction: Music and Migration, Journal of Ethnical and Migration Studies. Vol. 32, No. 2, March 2006, p. 167-/182.
BRUCHER, Katherine M. A Banda da Terra: Bandas Filarmônicas and the Performance of Place in Portugal. Tese de Doutorado – University of Michigan, 2005.
CABRAL, G. e MENESES, C.. Relatório da Viagem da Comissão de Política Geral ao Canadá. Assembleia Legislativa dos Açores. Região Autônoma dos Açores – Portugal, 2002.
CARINHAS, Teóphilo. Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Theóphilo Carinhas, 1929.
CHRISTELLO, J. Chris. Chronicaçores: Uma Circum-Navegação. De Timor à Austrália, Brasil, Bragança até aos Açores. Volume 3. Açores: VerAçor, 2010.
CÔRTE-REAL, Maria de São José. Revendo cidadania: migração e fado no jogo de identidades nos Estados Unidos. In: Revista Migrações, n. 7, outubro de 2010, p.73-97
FONTES, Carlos. (S.d.). Memórias da Emigração Portuguesa em França. Disponível em: <http://www.filorbis.pt/migrantes/page6franca.html>. Acesso em: 10 mar. 2016.
FREITAS, Pedro de. História da Música Popular em Portugal. Lisboa: Custódio Cardoso Pereira & Ca, 1946.
GOMES, Nancy. Os Portugueses na Venezuela. In: Relações Internacionais, v.24. Lisboa – Portugal, 2009, p. 183-192.
GRANJO, André. The Wind Band Movement in Portugal: Praxis and Constrains. Dissertação de Mestrado - Zuid-Nederlands e Hogeschool vor Muziek, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
HALBWACHS, Maurice. Les Cadres Sociaux de la Mémoire. Paris: Albin Michel, 1994.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios, 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LEAL, João. Açores, EUA, Brasil: Imigração e Etnicidade. Açores: Nova Gráfica Ltda., 2007.
NOGUEIRA, Ana Maria de Moura. Como Nossos Pais – Uma História da Memória da Imigração Portuguesa em Niterói (1900-1950). Dissertação de Mestrado – Universidade Federal Fluminense, 1998.
NOGUEIRA, Tristão. Modelos Predominantes de Espetáculos. In: Entre Bandas, v.2. Corroios, Portugal, 2010, p. 28-33.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Em: Projeto História, v. 10, 1993, p. 7-28.
PINTO, Jorge Costa. Coreto - Textos #1 a #100 do programa Coreto emitido pela RTP-Antena 2. 08.01.06 a 23.03.08. Lisboa: Jorsom Publicações, 2010.
PIRES, Rui Pena (Coord.). Portugal: Atlas das Migrações Internacionais. Lisboa: Tinta da China, 2010.
RICOU, Eduardo (2006). Ei-los Que Partem – História da Imigração Portuguesa. Autor: Jacinto Godinho, Consultor Científico – Jorge Macaísta Malheiros, Pesquisa e documentação – Luísa Vaz. Portugal. RTP, 2006.
RODRIGUES, Olao. Almanaque de Santos. São Paulo: W. Roth & Cia. Ltda., 1970, p. 84-85.
SOUSA, Pedro Alexandre Marcelino Marquês de. A Instituição Militar na História e Cultura Luso-Brasileira no Séc XIX – A História da Música Militar. Dissertação de Mestrado - Universidade de Lisboa, 2006.
TEIXEIRA, Evilásio Francisco Borges. A devoção do Espírito Santo na cultura luso-açoriana. In: Navegações v. 6, n. 2, jul./dez. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil, 2013, p. 237-243.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: the politics of participation. Chicago: The Universityof Chicago Press, 2008, p. 93-121.