Mapas do corpo: fotografia, ciência e sensorialidade

Autores/as

  • Marcelo Teo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308172016029

Resumen

O presente artigo tem como foco discutir os usos da
fotografia a partir de dois trabalhos apresentados no
Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, por Edgar
Roquette‐Pinto e João Lellis Cardoso. O Congresso,
organizado por Mário de Andrade, tinha o objetivo
definir e traçar estratégias para sistematizar as
pronúncias do português brasileiro. As apresentações em
questão propunham o uso da “fonofotografia” – ou
fotografia do som – como ferramenta para decodificar e
corrigir as “imperfeições” da língua falada/cantada em
diversas regiões do país. Com base nas experiências do
físico norte‐americano Dayton Clarence Miller e do
psicólogo Carl Seashore, tais trabalhos representavam,
mesmo que de forma ingênua, a ânsia em dominar os
instintos, passíveis de serem acessados pela via sonora,
através do campo visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Teo

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Autor de A vitrola nostálgica: música e constituição cultural (Florianópolis, décadas de 1930 e 1940) [2007], e De Arte: crítica e crônica musical n’A Gazeta (década de 1930) [2007], ambos pela editora Letras Contemporâneas, além de diversos artigos voltados aos universos da imagem, do som e do video.

Citas

ANDRADE, Mário de. Correspondência: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp; IEB; USP, 2000.

ANDRADE, Mário de. Portinari, amico mio: cartas de Mário de Andrade a Cândido Portinari. Campinas: Mercado de Letras; Autores Associados; Projeto Portinari, 1995.

ARNALDO, Javier. Analogías musicales: Kandinsky y sus contemporáneos. Madrid: Fundação Museo Thyssen-Bornemisza, 2003.

BATISTA, Marta Rossetti. Coleção Mário de Andrade: religião e magia, música e dança, cotidiano. São Paulo: EDUSP; Imprensa Oficial, 2004.

CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CHATWIN, Bruce. O rastro dos cantos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CONGRESSO DA LÍNGUA NACIONAL CANTADA, 1º, São Paulo, 1938. Anais... São Paulo: Departamento de Cultura, 1938.

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in nineteenth century. Cambridge: MIT Press, 1990.

DENSMORE, Frances. Northern ute music. Washington: Bureau of American Ethnology, 1922.

DÜCHTING, Hago. Paul Klee: painting music. Munich: Prestel, 2004.

FICKINGER, William. Miller's waves: an informal scientific biography. Cleveland: Case Western Reserve University, 2011.

HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Oxford; BERG, 2005.

HUGHES, Robert. The shock of the new: art and the century of change. London: Thames & Hudson, 1991.

JENKS, Chris. The centrality of the eye in Western culture: an introduction. In: Visual culture. London: Routledge, 1995.

LIMA, Nísia Trindade; SÁ, Dominichi Miranda de. Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto. BH; RJ: UFMG; Fiocruz, 2008.

MATISSE, Henri. Jazz. Nova York: George Braziller, 1992.

MCLUHAN, Herbert Marshall. Inside de five sense sensorium. In: HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Oxford; BERG, 2005, p. 43-52.

MILLER, Dayton C. The science of musical sounds. New York: Macmillan Company, 1916.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo: HUCITEC; FAPESP, 2005.

PARANHOS, Adalberto. Vozes dissonantes sob um regime de ordem-unida (música e trabalho no ‘Estado Novo’). ArtCultura, Uberlândia: UFU, v. 4, n. 4., junho de 2002.

PEREIRA, Maria Elisa. Lundu do escritor difícil: canto nacional e fala brasileira na obra de Mário de Andrade. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

PINTO JÚNIOR, Rafael Alves. Imagem e cidade: memória do (não) monumento ao homem brasileiro no Palácio Capanema. Revista de História Social, n. 13. Campinas, 2007, p. 209-19.

REVISTA DO IDORT. São Paulo: IDORT, 1932-1945 (n. 1, 7, 10-2, 17-8, 21-2, 28, 32-4, 43, 47, 70).

ROMERO, Sílvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. São Paulo: Vozes, 1977.

SEASHORE, Carl E. The psychology of musical talent. New York: Silver, Burdett & Company, 1919.

SERPA, Élio. Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937: a insensatez maravilhosa da militarização das vogais. Nacionalismo, raça e língua. Diálogos Latino-americanos, Dinamarca: Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS), n.3. 2000.

SILVA, Flávio (Org.). Camargo Guarnieri: o tempo e a obra. São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.

TÉO, Marcelo. A vitrola nostálgica: música e constituição cultural em Florianópolis (décadas de 1930 e 1940). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.

TÉO, Marcelo. Da primeira missa à primeira aula de música: Portinari, Capanema e os debates em torno dos marcos fundadores do Brasil moderno. In: VOJNIAK, Fernando (Org.). História e linguagens: memória e política. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

TÉO, Marcelo. O tocador pelo pincel: o sonoro, o visual e a sensorialidade do modernismo à Era Vargas. 2012, 378f. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, São Paulo, 2012.

TURIN, Rodrigo. Tempos cruzados: escrita etnográfica e tempo histórico no Brasil oitocentista. 2009, 242f. Tese (doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro 2009.

VELLOSO, Monica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

Publicado

2016-04-30

Cómo citar

TEO, Marcelo. Mapas do corpo: fotografia, ciência e sensorialidade. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 29–63, 2016. DOI: 10.5965/2175180308172016029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308172016029. Acesso em: 22 nov. 2024.