Mapas do corpo: fotografia, ciência e sensorialidade

Autores/as

  • Marcelo Teo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308172016029

Resumen

O presente artigo tem como foco discutir os usos da
fotografia a partir de dois trabalhos apresentados no
Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, por Edgar
Roquette‐Pinto e João Lellis Cardoso. O Congresso,
organizado por Mário de Andrade, tinha o objetivo
definir e traçar estratégias para sistematizar as
pronúncias do português brasileiro. As apresentações em
questão propunham o uso da “fonofotografia” – ou
fotografia do som – como ferramenta para decodificar e
corrigir as “imperfeições” da língua falada/cantada em
diversas regiões do país. Com base nas experiências do
físico norte‐americano Dayton Clarence Miller e do
psicólogo Carl Seashore, tais trabalhos representavam,
mesmo que de forma ingênua, a ânsia em dominar os
instintos, passíveis de serem acessados pela via sonora,
através do campo visual.

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Biografía del autor/a

Marcelo Teo

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Autor de A vitrola nostálgica: música e constituição cultural (Florianópolis, décadas de 1930 e 1940) [2007], e De Arte: crítica e crônica musical n’A Gazeta (década de 1930) [2007], ambos pela editora Letras Contemporâneas, além de diversos artigos voltados aos universos da imagem, do som e do video.

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Publicado

2016-04-30

Cómo citar

TEO, Marcelo. Mapas do corpo: fotografia, ciência e sensorialidade. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 29–63, 2016. DOI: 10.5965/2175180308172016029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308172016029. Acesso em: 17 ago. 2024.