Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville image/svg+xml
  • Juliana Pirola da Conceição Universidade Estadual de Campinas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012128

Palabras clave:

educação, políticas públicas, currículo, formação histórica, juventudes

Resumen

Este trabalho versa sobre parte das análises resultantes da pesquisa intitulada “A Escola e os jovens no mundo contemporâneo: processos de formação histórica latino americana” desenvolvida em duas escolas na cidade de Florianópolis, de 2009 a 2011. Essas escolas são públicas e campos de estágio de formação inicial de professores de História da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa empírica foi desenvolvida junto aos jovens da sétima série do Ensino Fundamental e investigou a formação da consciência histórica latino americana. Para esseartigo, especificamente, o foco é a relação entre as escolhas curriculares para o Ensino de História, das duas escolas e a inferência delas nas narrativas dos estudantes acerca da História latino americana. Busca-se uma leitura conceitual de currículo, a partir dos Estudos Culturais, que permite a percepção de tensões políticas na construção de pertencimentos e identidades dos jovens e que foram expressas em suas narrativas sobre a América Latina. As análises aqui apresentadas dão visibilidade às disputas na construção de memórias e identidades, no interior do currículo, que atuam na orientação da vida presente dos jovens e na construção de perspectivas de futuros. Neste movimento são realizadas escolhas que mobilizam determinados saberes de acordo com os sujeitos que se deseja formar e as identidades que se pretende construir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade da Região de Joinville. E-mail: raquel.venera@univille.br

Juliana Pirola da Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: jupirola@hotmail.com

Citas

BARBERO, Jesús-Martin. A mudança na percepção da juventude: socibilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In: BORELLI, Silvia H. S; FILHO, João Freire (Org.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:História. Brasília: MEC, 1998.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CONCEIÇÃO, Juliana Pirola; DIAS, Maria de Fátima Sabino. Ensino de História e consciência histórica latino-americana. Revista Brasileira de História. v. 31, pp. 173-191, 2011.

GUATTARI, Fèlix. ROLNIK, Sueli. Micropolítica. Cartografias do desejo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis:Vozes, pp. 103-133, 2000.

LACLAU, Ernesto. Universalism, Particularism and the Question of Identity. October, v. 61, pp. 83-90, verão 1992.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas.Curitiba: W. A. Editores, 2012.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. Revista História da Historiografia, n. 2, março 2009.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica – Teoria da História I: Os fundamentos da ciência histórica. Brasília: EDUnB, 2001.

SANTA CATARINA, Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2003.

SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-moderna. Intelectuais, Artes eL vídeocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ______, (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis:Vozes, pp 73-102, 2000.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; BARCA, Isabel. Consciência histórica: um diálogo entre países. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 7, 2009, UFU. Anais. Uberlândia, 2009.

Publicado

2012-12-13

Cómo citar

VENERA, Raquel Alvarenga Sena; CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 128–151, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012128. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.