Seção Temática: Infâncias e Juventudes: Perspectivas Transnacionais e Interseccionais

Submissões até 15 de novembro de 2021

Ao longo das últimas duas décadas, os estudos históricos e culturais sobre as infâncias e as juventudes se constituíram em um campo frutífero de estudo e pesquisa na América Latina, que tem demostrado que a infância e a juventude são construções que variam de acordo com parâmetros políticos, econômicos, históricos, geográficos, sociais, culturais, étnico-raciais e de gênero, de modo que a diversidade de experiências infantis e de expectativas sociais em relação com as infâncias e juventudes resulta constitutiva das sociedades modernas. No entanto, só recentemente surgiram perspectivas que estudam diversidade e desigualdade étnico-racial, os marcadores de gênero, e o lugar das crianças como sujeitos de direito e sujeitos políticos, trabalhadoras, leitoras ou consumidoras na América Latina. Ainda são escassos os trabalhos sobre os marcadores étnico-raciais na juventude e infância, os quais tem apontado que até fins do século XX, as produções culturais, os discursos e saberes tenderam a excluir e estigmatizar as infâncias indígenas e de raízes africanas do imaginário normativo sobre a infância.

O presente dossiê se propõe a contribuir e ampliar os debates em relação à História das Infâncias e Juventudes. Utiliza uma perspectiva interseccional, sensível ao modo pelo qual gênero, etnicidade, raça, idade, cidadania e origem geográfica atuam em forma conjunta e interligada, construindo sistemas de poder, forjando valores e imagens cristalizadas em dimensões institucionais, simbólicas e individuais para gerar diversas definições da infância e da juventude, presentes no modo como pensamos, escrevemos, falamos e pesquisamos sobre as infâncias e juventudes na América Latina e no chamado Sul Global. Propomos uma ampliação temática, teórica e metodológica capaz de expandir os conhecimentos sobre os modos de imaginar as crianças e jovens e as maneiras de ser criança e jovem na América Latina. Desse modo, o dossiê procura iluminar o complexo universo social e simbólico no qual conviveram, dialogaram e competiram diferentes imagens e experiências das infâncias e juventudes. 

De caráter multidisciplinar, o dossiê acolhe estudos dos campos da história, da sociologia, da antropologia, da crítica literária e dos estudos culturais. Possui uma perspectiva transnacional e comparativa, que procura estabelecer relações entre diferentes contextos. Abrigará abordagens das relações de gênero, das relações étnico-raciais, da medicalização e psicologização, da politização, da vinculação com o mercado do trabalho, e dos consumos culturais das infâncias e juventudes latino-americanas. Outros temas possíveis incluem: humanidades digitais e história da infância, infância e democracia, juventude e movimentos sociais, relações étnico-raciais nas infâncias e juventudes, relações de gênero e sexualidade nas infâncias e juventudes, migração, imigração e desigualdade geopolítica das crianças e jovens do Sul, trabalho de crianças e jovens, infâncias e consumos culturais.

 

Organizadoras:

Profa. Dra. Alejandra Josiowicz
Professora Adjunta do Departamento de Letras Neolatinas
Instituto de Letras
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/5755463684001653


Profa. Dra. Ma. Carolina Zapiola
Instituto de Ciências
Universidad de General Sarmiento (UNGS)
Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL)