Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo

Autores

  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5965/175180308182016134

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as caricaturas políticas de Aluísio Azevedo (1857-1913), publicadas em O Fígaro, em 1876, e em O Mequetrefe, em 1877. Nesses desenhos, o humor gráfico e a influência positivista e anticlerical da imprensa do final do século XIX dão o tom das estratégias visuais contra a monarquia e em defesa da república. Entre a busca de um paraíso perdido e a consolidação de um futuro republicano e nacionalista, desenha-se a tentativa de estabelecer a soberania de um povo caracterizado em suas diferentes faces. As representações do Brasil e do povo brasileiro assumem um olhar romântico e idealizado na figura heroica do índio e do mártir crucificado, pluralizando as críticas sobre o império, sobre a história e o próprio papel da arte.

 

Palavras-chave: AZEVEDO, Aluísio, 1857-1913; Caricatura; Humor gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Referências

ARAUJO, Emanoel (Org.) Rafael Bordalo Pinheiro: o português tal e qual: da caricatura a cerâmica. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996.

AZEVEDO, Sílvia Maria. Brasil em imagens: Um estudo da revista Ilustração Brasileira (1876-1878). São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

CARVALHO, José Murilo de (Org.). A construção Nacional (1830-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHALHOUB, Sidney. População e sociedade In: CARVALHO, José Murilo de (Org.). A construção Nacional (1830-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, pp. 37-81.

COSTA, Carlos. A revista no Brasil do século XIX. São Paulo: Alameda, 2012.

GOLDSTEIN, Robert Justin. Censorship of political caricature in nineteenth-century France. Kent, Ohio: The Kent State University Press, 1989.

GOMBRICH, Ernst H. Arte e Ilusão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

KNAUSS, Paulo. Introdução em Knauss, P.; Malta, M.; Oliveira, C. de y Velloso, M.P. (Org.) Revistas Ilustradas. Modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011.

KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/pknauss.htm>.

LANDOWSKI, Eric. Não se brinca com humor: a imprensa política e suas charges. FACE. São Paulo: EDUC, v.4, n.2, p. 64-95, jul./dez.1995.

MAGNO, Luciano. História da caricatura brasileira. Rio de Janeiro: Gala Edições de Arte, 2012.

MARCHETTE, Tatiana Dantas. Corvos nos galhos das acácias: o movimento anticlerical em Curitiba, 1896-1912. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

MÉRIAN, Jean-Yves. Aluísio Azevedo, vida e obra: (1857-1913). Rio de Janeiro: Espaço e Tempo/Banco Sudameris – Brasília: INL, 1988

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006

NEVES, Margarida de Souza & HEIZER, Alda. A ordem é o progresso: o Brasil de 1870 a 1910. São Paulo: Atual, 1991.

PAULA, João Antônio de. O processo econômico. IN: CARVALHO, J. M. de. A construção Nacional (1830-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, pp. 179-223.

PINHEIRO, Amalio. Aquém da identidade e da oposição: formas na cultura mestiça. Piracicaba: Unimep, 1994.

REZENDE, Lívia Lazzaro. A circulação de imagens no Brasil Oitocentista: uma história com marca registrada. In. CARDOSO, Rafael (Org.) O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

RIVERS, Kenneth T. Transmutations. Understanding Literary and Pictorial Caricature. Lanham, Maryland: London: University Press of America, 1991.

SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica da vida privada na República. In SEVCENKO, N. org. História da vida privada no Brasil. República: da Belle Epoque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 289-365.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). Petrópolis: Funarte/Ed. Rocco, 1995.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 18, p. 134–156, 2016. DOI: 10.5965/175180308182016134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308182016134. Acesso em: 28 mar. 2024.