O ensino de história - algumas reflexões do Reino Unido: entrevista com Peter J. Lee
Palavras-chave:
entrevistaResumo
O interesse em publicar uma entrevista com o professor Peter Lee vem ao encontro do desejo de fazer circular ainda mais suas pesquisas e reflexões sobre como as crianças e jovens elaboram ideias sobre a história, no Brasil. Tal desejo parte do pressuposto de que o ensino de História na Educação Básica pouco ou nada avançará sem que os professores e pesquisadores da área considerem seriamente a questão da aprendizagem, ou melhor, os processos cognitivos envolvidos na construção do pensamento histórico. Processos que implicam compreender como os sujeitos elaboram as ideias históricas e como constroem percepções sobre o passado. Com esta entrevista espera-se também contribuir com o debate sobre as formas e funções da história na vida cotidiana, pois se postula aqui - e a discussão de Peter Lee também atenta para isso - que a história é uma forma de pensar e interpretar a existência humana, no tempo.
Downloads
Referências
DIAMOND, Jared. Armas, Germes e Aço: o destino das sociedades humanas. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
HALLDEN, Ola. Conceptual change and the learning of history. International Journal of Educational Research, v. 27, n. 3, pp. 201-210, 1997.
LEE, Peter. “Walking backwards into tomorrow”: Historical consciousness and understanding história. International Journal of Historical Learning Teaching and Research, v. 4, n. 1, pp.1-46, January, 2004.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Curitiba, volume especial, n.1, pp.131-150, 2006.
LEE, Peter. Por que aprender História? Educar em Revista. Curitiba, v. 42, n. 4, pp. 19-42, 2011.
LEE, Peter. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão da vida no passado. In: BARCA, Isabel. Educação histórica e museus. Actas das segundas jornadas internacionais de educação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2003, pp.9-18.
SHEMILT, Denis. ‘Drinking an Ocean and Pissing a Cupful: How Adolescents Make Sense of History’. In: SYMCOX, Linda.; WILSCHUT, Arie. (Eds), National História Standards —The Problem of the Canon and the Future of Teaching History, volume 5 of the International Review of History Education series, Charlotte NC: Information Age Publishing, 2009, pp.141-209.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Tempo e Argumento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.