Dimensões didáticas e disciplinares do Ensino da História: o caso do 6º ano do ensino fundamental no Brasil e do 3e cycle du primaire no Quebec
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0204Palavras-chave:
educação, educação histórica, ensino de história, pensamento históricoResumo
Este artigo parte de um exercício comparativo sobre o 6º ano do ensino fundamental no Brasil (alunos de 11 anos, em média) e o 3º ciclo do ensino fundamental no Quebec (alunos de 11 a 12 anos). Um historiador e um pedagogo fazem uma análise comparativa dos programas curriculares dessas duas realidades. A partir dessa estratégia hermenêutica, colocam-se em discussão os conteúdos disciplinares específicos relacionados ao 6º ano no Brasil, juntamente àqueles do 3º ciclo primário no Quebec. Considerando as tensões disciplinares entre a Educação e a História, este artigo visa examinar a aprendizagem da História nas escolas, principalmente no que tange à construção curricular, ao desenvolvimento de competências e, em particular, do pensamento histórico.
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