Escravidão e liberdade segundo estudantes de Ponta Grossa (PR): o que mudou após a lei 10.639/03

Autores

  • Rubia Caroline Janz UDESC
  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180310252018183

Resumo

Este texto aborda parte dos resultados de uma pesquisa que avaliou a implantação da Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, por meio de elementos da aprendizagem e das opiniões de estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento com questões objetivas e descritivas respondido por 254 estudantes do 1° ano do Ensino Médio da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. No presente trabalho serão apresentadas e exploradas cinco questões concernentes à escravidão, práticas de resistência e o processo de Abolição da Escravatura. A partir dessas questões, buscava-se identificar o reconhecimento de outras formas de violência, além da física, características do processo de escravização, capacidade de diferenciar a escravização antiga da moderna, e conhecimento de formas de resistência negra e a importância dessas no processo de Abolição da Escravatura. Além disso, buscou-se perceber se os discentes conseguiram se desvincular de representações tradicionalmente construídas dentro dessas temáticas, a partir das novas abordagens propostas pela Lei. Tanto a produção do instrumento quanto a análise dos dados sustentaram-se na Teoria das Representações Sociais, criada por Serge Moscovici, e sob a perspectiva conceitual da consciência histórica e da cultura histórica. Os resultados indicam que existe uma assimilação de novos sentidos e conteúdos, mas que não se demonstrou na amostra uma quebra efetiva dos sentidos tradicionais da história afro-brasileira que a Lei buscou transformar.

 

Palavras-chave: Lei 10.639/2013. Aprendizagem Histórica. Representações Sociais. História Afro-Brasileira. Escravidão.

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Biografia do Autor

Rubia Caroline Janz, UDESC

Doutoranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista de produtividade CNPq.

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Publicado

2018-11-24

Como Citar

JANZ, Rubia Caroline; CERRI, Luis Fernando. Escravidão e liberdade segundo estudantes de Ponta Grossa (PR): o que mudou após a lei 10.639/03. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 183–211, 2018. DOI: 10.5965/2175180310252018183. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018183. Acesso em: 23 dez. 2024.