Mapas do corpo: fotografia, ciência e sensorialidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180308172016029Resumo
O presente artigo tem como foco discutir os usos da
fotografia a partir de dois trabalhos apresentados no
Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, por Edgar
Roquette‐Pinto e João Lellis Cardoso. O Congresso,
organizado por Mário de Andrade, tinha o objetivo
definir e traçar estratégias para sistematizar as
pronúncias do português brasileiro. As apresentações em
questão propunham o uso da “fonofotografia” – ou
fotografia do som – como ferramenta para decodificar e
corrigir as “imperfeições” da língua falada/cantada em
diversas regiões do país. Com base nas experiências do
físico norte‐americano Dayton Clarence Miller e do
psicólogo Carl Seashore, tais trabalhos representavam,
mesmo que de forma ingênua, a ânsia em dominar os
instintos, passíveis de serem acessados pela via sonora,
através do campo visual.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Correspondência: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp; IEB; USP, 2000.
ANDRADE, Mário de. Portinari, amico mio: cartas de Mário de Andrade a Cândido Portinari. Campinas: Mercado de Letras; Autores Associados; Projeto Portinari, 1995.
ARNALDO, Javier. Analogías musicales: Kandinsky y sus contemporáneos. Madrid: Fundação Museo Thyssen-Bornemisza, 2003.
BATISTA, Marta Rossetti. Coleção Mário de Andrade: religião e magia, música e dança, cotidiano. São Paulo: EDUSP; Imprensa Oficial, 2004.
CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CHATWIN, Bruce. O rastro dos cantos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CONGRESSO DA LÍNGUA NACIONAL CANTADA, 1º, São Paulo, 1938. Anais... São Paulo: Departamento de Cultura, 1938.
CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in nineteenth century. Cambridge: MIT Press, 1990.
DENSMORE, Frances. Northern ute music. Washington: Bureau of American Ethnology, 1922.
DÜCHTING, Hago. Paul Klee: painting music. Munich: Prestel, 2004.
FICKINGER, William. Miller's waves: an informal scientific biography. Cleveland: Case Western Reserve University, 2011.
HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Oxford; BERG, 2005.
HUGHES, Robert. The shock of the new: art and the century of change. London: Thames & Hudson, 1991.
JENKS, Chris. The centrality of the eye in Western culture: an introduction. In: Visual culture. London: Routledge, 1995.
LIMA, Nísia Trindade; SÁ, Dominichi Miranda de. Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto. BH; RJ: UFMG; Fiocruz, 2008.
MATISSE, Henri. Jazz. Nova York: George Braziller, 1992.
MCLUHAN, Herbert Marshall. Inside de five sense sensorium. In: HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Oxford; BERG, 2005, p. 43-52.
MILLER, Dayton C. The science of musical sounds. New York: Macmillan Company, 1916.
NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo: HUCITEC; FAPESP, 2005.
PARANHOS, Adalberto. Vozes dissonantes sob um regime de ordem-unida (música e trabalho no ‘Estado Novo’). ArtCultura, Uberlândia: UFU, v. 4, n. 4., junho de 2002.
PEREIRA, Maria Elisa. Lundu do escritor difícil: canto nacional e fala brasileira na obra de Mário de Andrade. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
PINTO JÚNIOR, Rafael Alves. Imagem e cidade: memória do (não) monumento ao homem brasileiro no Palácio Capanema. Revista de História Social, n. 13. Campinas, 2007, p. 209-19.
REVISTA DO IDORT. São Paulo: IDORT, 1932-1945 (n. 1, 7, 10-2, 17-8, 21-2, 28, 32-4, 43, 47, 70).
ROMERO, Sílvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. São Paulo: Vozes, 1977.
SEASHORE, Carl E. The psychology of musical talent. New York: Silver, Burdett & Company, 1919.
SERPA, Élio. Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937: a insensatez maravilhosa da militarização das vogais. Nacionalismo, raça e língua. Diálogos Latino-americanos, Dinamarca: Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS), n.3. 2000.
SILVA, Flávio (Org.). Camargo Guarnieri: o tempo e a obra. São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.
TÉO, Marcelo. A vitrola nostálgica: música e constituição cultural em Florianópolis (décadas de 1930 e 1940). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
TÉO, Marcelo. Da primeira missa à primeira aula de música: Portinari, Capanema e os debates em torno dos marcos fundadores do Brasil moderno. In: VOJNIAK, Fernando (Org.). História e linguagens: memória e política. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
TÉO, Marcelo. O tocador pelo pincel: o sonoro, o visual e a sensorialidade do modernismo à Era Vargas. 2012, 378f. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, São Paulo, 2012.
TURIN, Rodrigo. Tempos cruzados: escrita etnográfica e tempo histórico no Brasil oitocentista. 2009, 242f. Tese (doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro 2009.
VELLOSO, Monica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.