SECAGEM DE DUAS CULTIVARES DE BANANA EM ESTUFA COM CIRCULAÇÃO DE AR EM DIFERENTES TEMPERATURAS.
Palavras-chave:
secagem, banana, cor, temperaturaResumo
A banana é uma das frutas mais consumidas, tem grande importância socioeconômica mundialmente. Considerando que as frutas são altamente perecíveis, a produção de desidratados é uma alternativa para aproveitar o excedente da produção e da comercialização. A secagem é realizada através do uso de ar quente para que ocorra a transferência de calor para o alimento e consequente vaporização da água contida. O objetivo deste trabalho foi realizar secagens á 60, 70 e 80°C de diferentes cultivares de banana, analisar a influência da temperatura sobre a perda de umidade, a variação da cor instrumental e a taxa de secagem. Foram utilizadas as cultivares maçã e caturra de bananas compradas em mercado, as mesmas foram secas durante 12 horas em estufas com circulação de ar á 60, 70 e 80°C, foram analisados os pesos e cores instrumentais de hora em hora durante a secagem. Os dois cultivares de banana obtiveram melhor secagem á temperatura de 70°C. Quanto à taxa de secagem a curva que mais se aproxima de uma curva típica de velocidade de secagem em função da umidade para a banana maçã foi a de 60°C e da banana caturra á 70°C. Visualiza-se que a cor instrumental das amostras de banana caturra e maçã é alterada conforme o tempo de secagem, sendo que os valores de L, a e b aumentam com o mesmo. Podemos então concluir, através das análises, que a melhor temperatura para secagem das duas cultivares é a de 70°C, resultado que também foi obtido em outros estudos para outras variedades da fruta.Referências
BANSAL, N. K., GARG, H. P. Solar crop drying ,In: A.S. Mujumdar (ed.). Advances in drying. New York: Hemisphere Publishing Corporation, Chapter 6: v. 4, p. 293-294, 1987.
BORGES, Soraia Vilela; MANCINI, Mauricio Cordeiro; CORRÊA, Jeferson Luíz Gomes; LEITE, Julia. Secagem de bananas prata e d’água por convecção forçada. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas. p. 605-612. Jul. á Dez. 2010.
CELESTINO, Sonia Maria Costa. Princípios de secagem de alimentos. Documentos 276. Embrapa Cerrados, Ministério da Agricultura, da Pecuária e da Pesca. Planaltina, DF. 2010.
MEDINA, J. C.; BLEINROTH, E. W.; DE MARTIN, Z. J.; TRAVAGLINI, D. A.; OKADA, M.; QUAST, D. G.; HASHIZUME, T.; RENESTO, O. V.; MORETTI, V. A. Banana: da cultura ao processamento e comercialização. São Paulo: Secretaria da Agricultura,1978.
PARK, K.J.; ANTONIO, G.C.; OLIVEIRA, R.A.; PARK, K.J.B. Apostila de conceitos de processo e equipamentos de secagem, Campinas, CT&EA – Centro de Tecnologia e Engenharia Agroindustrial, 2007.
PONTES, S. F. O.; BONOMO, R. C. F.; PONTES, L. V.; RIBEIRO, A. da C.; Carneiro, J. C. S. Secagem e avaliação sensorial de banana da terra. Revista brasileira de produtos agroindustriais. Campina Grande, v.9, n.2, p.143-148, 2007.
SILVA, Silvestre; TASSARA, Helena. Frutas no Brasil. São Paulo: Nobel, 2001.
TEIXEIRA, Silvana. Frutas desidratadas: uma atividade comercial em plena expansão no Brasil. Cursos Agroindústria: Centro de Produções Técnicas. 2014.
TRAVAGLINI, Décio Antônio; AGUIRRE, José Maurício de; SILVEIRA, Expedito Tadeu F. Desidratação de Frutas. In: AGUIRRE, José Mauricio de; GASPARINO FILHO, José. Desidratação de frutas e hortaliças: Manual Técnico. Campinas: ITAL, 2002.
TRAVAGLINI, D. A.; NETO, M. P.; BLEINROTH, E. W.; LEITÃO, M. F. F. Banana-passa: princípios de secagem, conservação e produção industrial: Manual Técnico. Campinas: ITAL, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Termos da licença:
-
Atribuição — Você deve dar os devidos créditos , fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
-
NonCommercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.