Educação em Gramsci como esteira de necessária atuação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0208

Palavras-chave:

Gramsci, política, educação, direção consciente, escola única

Resumo

Este artigo versa sobre a perspectiva político-pedagógica de Antonio Gramsci. Centrado especialmente em sua produção realizada no cárcere, estabelecendo relações com escritos anteriores, cartas do cárcere em diálogo com importantes comentaristas do autor, abordará a conceituação de ser humano, o trabalho enquanto princípio educativo, as considerações a respeito da organização escolar, a proposta de escola única, sublinhando o papel docente indispensável no processo de ensino e aprendizagem, em consonância com a premissa fundamental de direção consciente para a constituição de uma vontade coletiva capaz de edificar a transformação social emancipadora. Dessa forma, demarca o incortonável papel da educação como estratégia de ação política capaz de se fazer revolucionária.

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Biografia do Autor

Deise Rosalio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SILVA, Deise Rosalio. Educação em Gramsci como esteira de necessária atuação política. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0208, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24631. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"