Educação em Gramsci como esteira de necessária atuação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0208

Palavras-chave:

Gramsci, política, educação, direção consciente, escola única

Resumo

Este artigo versa sobre a perspectiva político-pedagógica de Antonio Gramsci. Centrado especialmente em sua produção realizada no cárcere, estabelecendo relações com escritos anteriores, cartas do cárcere em diálogo com importantes comentaristas do autor, abordará a conceituação de ser humano, o trabalho enquanto princípio educativo, as considerações a respeito da organização escolar, a proposta de escola única, sublinhando o papel docente indispensável no processo de ensino e aprendizagem, em consonância com a premissa fundamental de direção consciente para a constituição de uma vontade coletiva capaz de edificar a transformação social emancipadora. Dessa forma, demarca o incortonável papel da educação como estratégia de ação política capaz de se fazer revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Rosalio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

BROCCOLI, Angelo. Antonio Gramsci e l´educazione come egemonia. Firenze: La Nuova Italia, 1972.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edizione critica di Valetino Gerratana. 3. ed. Torino: Einaudi, 2007. 4 v.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos: vol. 1. Organização e tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, Antonio. L´ordine nuovo. 1919-1920. A cura di Valentino Gerratana e Antonio A. Santucci. Torino: Einaudi editore, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Lettere dal carcere 1926-1937. A cura de Antonio A. Santucci. 2. ed. Palermo: Sellerio, 2013.

MARX, Karl. 18 Brumário e Luis Bonaparte. São Paulo: Escriba, 1968.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

META, Chiara. La “formazione dell´uomo” e il pragmatismo nel pensiero di Gramsci. In: DURANTE, Lea; LIGUORI, Guido. Domande dal presente: studi su Gramsci. Roma: Carocci, 2012. p.27-38.

NARDONE, Giorgio. Politica e cultura in Gramsci. In: BADALONI, Nicola et al. Attualità di Gramsci: l´egemonia, lo Stato, la cultura, il metodi, il partito. Milano: Il Saggitore, 1977. p.73-101.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

SILVA, Deise Rosalio. Educação em Gramsci como esteira de necessária atuação política. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0208, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"