Táticas de escuta de música nos serviços de streaming: uma etnografia digital multissituada
DOI :
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0303Mots-clés :
estratégias e táticas, práticas de escuta de música, serviços de streaming, sistemas de recomendação automática de música, etnografia multissituadaRésumé
Reconhecendo a centralidade que os serviços de streaming adquiriram na economia da música digital, este artigo se propõe analisar as práticas de escuta de música que se operam através dessas plataformas digitais. Ao realizar uma etnografia digital multissituada, seguiram-se as práticas de escuta de música de ouvintes situados em diferentes países. Valendo-se da ferramenta audioscrobbler e mantendo conversas com os analisados por e-mail e/ou WhatsApp, buscou-se entender como os indivíduos se apropriam da interface dos serviços de streaming para ouvir música, assim como lidam com os sistemas de recomendação automática de música no dia a dia. O intuito da pesquisa era saber se os indivíduos continuam a criar, o que aqui se classifica de táticas de escuta de música no cotidiano, mesmo diante do uso intensivo de sistemas de recomendação automática de conteúdos digitais.
Téléchargements
Références
CIOCCA, Sophia. Spotify’s discover weekly: how machine learning finds your new music. In: HACKERNOON, [S. l.], 2017.Disponível em: https://hackernoon.com/spotifys-discover-weekly-how-machine-learning-finds-your-new-music-19a41ab76efe. Acesso em: 9 fev. 2018.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1.
DE MARCHI, Leonardo. Ouça sua banda preferida sem precisar ir atrás daquele Torrent: uma análise da publicidade das empresas eletrônicas de música. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo: ESPM-SP, v. 11, p. 163-183, 2014.
DE MARCHI, Leonardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; FERREIRA, Gustavo; SALDANHA, Rafael M. O gosto algorítmico: a lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 23, n. 3, p. 16-26, set./dez. 2021.
DE MARCHI, Leonardo. A indústria fonográfica digital: formação, lógica e tendências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2000.
ERIKSSON, Maria et al. Spotify teardown: inside the black box of streaming music. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 2000.
HINE, Christine. Ethnography for the internet: embedded, embodied and everyday. New York: Routledge, 2015.
IFPI - INTERNATIONAL FEDERATION OF THE PHONOGRAPHIC INDUSTRY. Global music report. London: IFPI, 2023.
MARCUS, George. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, Redwood City, CA, v. 24, p. 95-117, 1995.
MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 21, p. 41-65, jan./jun. 2004.
MOREL, Leonardo. Inovações no consumo de produtos culturais: os serviços de streaming. In: TIGRE, Paulo Bastos; PINHEIRO, Alessandro Maia (coords.). Inovação em serviços na economia do compartilhamento. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. p. 200-217.
SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto: os sistemas de recomendação on-line e seus impactos no mercado cultural. Curitiba: Appris, 2020. v. 1.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, socialism and democracy. London: Routledge, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PerCursos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.